Conhecer os consumidores envolve coletar dados e informações deles. Hoje em dia existem muitos meios para realizar esta tarefa. Graças à Internet podemos aceder a um volume anteriormente imaginado desta valiosa matéria-prima para Pesquisa de Mercado. No entanto, na América Latina ainda persistem algumas formas de coleta que vale a pena lembrar hoje.
A realização de entrevistas em pontos movimentados ganhou nova relevância nos dias em que entrou uma nova normalidade após a fase aguda da pandemia da COVID-19. Quem conhece sabe que esta forma de obter informações acarreta algumas considerações. Por isso, listamos hoje quatro boas práticas a ter em conta na utilização deste mecanismo.
Permissões. Este conceito depende do ponto escolhido. Haverá alguns locais onde não será necessária a obtenção de licença para constituir uma equipe de entrevistadores. Porém, quando for necessária a realização de vistorias em locais como Centros Comerciais ou Supermercados, é fundamental ter os documentos e autorizações necessárias para aceder a estes estabelecimentos. Para alcançá-los, a colaboração entre clientes e agências é essencial.
Experiência. Cada mecanismo de obtenção de informações possui particularidades e requer capacidades diferentes. O trabalho de campo é muito árduo e envolve contato direto com as pessoas. Os consumidores precisam ser abordados friamente e em situações em que não esperam ser entrevistados. Os entrevistadores devem ser bastante amigáveis e persuasivos. Além disso, é fundamental que saibam parafrasear corretamente as perguntas e captar com a maior fidelidade possível as falas de pessoas com tempo bastante curto.
Agendar. Projetar protocolos de campo no ponto de influxo envolve ter um conhecimento claro e profundo dos tempos em cada ponto selecionado; Deve até ser compatível com o conhecimento do consumidor-alvo. Distribuir quotas de produtividade em locais onde predominam populações flutuantes de trabalhadores de escritório não é a mesma coisa que outro local mais familiar. Saber em que horas e dias serão alcançados os melhores resultados evitará gastos sem justificativa.
Dispositivos. Agora predomina a levantamento de dados com dispositivos eletrônicos como tablets e smartphones. Isso representa economia sabendo executá-lo corretamente. Caso as plataformas assim o exijam, é prioritário garantir que tenham acesso à internet durante as sessões. Outra questão envolvida neste conceito é a segurança dos dispositivos. Em alguns locais da nossa região é comum o roubo de equipamentos de trabalho, por isso é necessário fazer backup dos bancos de dados assim que compilados.
Às vezes a utilização deste tipo de coleta de informações pode resultar em dor de cabeça devido a incidentes desagradáveis, felizmente eles são a exceção e não a regra. Em parte, lidar com esses inconvenientes se deve à experiência e habilidade das equipes de levantamento. Nossos analistas estão prontos para aconselhá-lo na avaliação deste e de outros mecanismos para atingir os objetivos de seus estudos de mercado.
Na Acertiva temos mais de duas décadas de experiência em Market Research na LATAM. Você pode contar com nossa equipe de colaboradores e aliados estratégicos para realizar seus projetos e aprofundar seu conhecimento do mercado de nossa região. Se você tiver alguma necessidade sobre o assunto, pode nos escrever hoje. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.
Short Link: