4 Recomendações Para Diários Online

Dentro da Pesquisa de Mercado existem muitas ferramentas e técnicas para entender as pessoas. A escolha de um deles depende dos objetivos e recursos disponíveis. Quando é necessário conhecer os usos e hábitos dos consumidores ao longo de vários dias, escolhem-se os jornais online. Como o próprio nome indica, é uma solução que permite monitorizar diariamente a utilização de um produto ou serviço através de entradas numa plataforma.

Este tipo de estudo exige um maior investimento de recursos, pois implica a participação de muitas pessoas simultaneamente. É por esta última razão que os diários online representam um grande desafio. Se forem bem aplicados, rendem uma quantidade enorme de descobertas. Por isso, em nosso post desta semana, revisamos quatro dicas para executar essa alternativa com as melhores chances de sucesso.

Verifique a plataforma. Existem múltiplas alternativas de mídia virtual para reunir a interação entre os participantes. Antes de iniciar o estudo, é necessário testar todas as hipóteses de uso para descartar erros durante o projeto. Do contrário, perder-se-á o interesse dos respondentes ou, na falta disso, gerar-se-á atrasos desnecessários. Por isso, vale a pena garantir o bom funcionamento dos portais e ter à disposição técnicos que possam resolver pequenos problemas.

Projete um fluxo coerente e atraente. Ao se tratar de investigações que duram vários dias, é preciso ter muito cuidado com o guia temático. Em algumas ocasiões será necessário coletar dados e informações que podem parecer repetitivos. Nestes casos é necessário introduzir o máximo de indicações agradáveis ​​e orgânicas que reduzam o número de retrabalhos. Também é relevante garantir que as perguntas e tarefas solicitadas sigam uma ordem que resulte em uma participação proativa e bem-sucedida.

Garantir um bom recrutamento. Como enfatizamos anteriormente, os diários on-line envolvem a participação de muitas pessoas. No entanto, é uma boa prática sempre considerar uma cota acima. Em atividades que duram vários dias, é comum que algumas pessoas que afirmaram poder colaborar conosco ao longo do projeto declinem no meio do caminho, citando uma infinidade de motivos; em outros casos, eles simplesmente desaparecem sem deixar vestígios. Também é possível encontrar perfis que não atendem aos requisitos pré-estabelecidos durante o projeto.

Tenha um moderador permanente. Pelo menos uma pessoa deve ser responsável pela administração e acompanhamento dos participantes. Especialistas em grupos focais e outras técnicas qualitativas são geralmente usados. Esses colaboradores têm experiência e conhecimento para estimular a interação entre os entrevistados, confirmar respostas que podem ser confusas e aprofundar refutações muito breves.

Diversos segmentos se interessam por esse tipo de projeto, pois esclarecem rotas de compra ou cadeias de decisão. Entre os mercados interessados ​​neste tipo de estudo estão todos aqueles que oferecem produtos ou serviços de consumo: alimentos e bebidas e utensílios domésticos, para citar apenas dois exemplos.

Na Acertiva sabemos que optar por metodologias complexas pode ser trabalhoso, mas com o apoio de pesquisadores familiarizados com esta técnica é possível obter os melhores resultados. Com a colaboração de nossos especialistas e quase 20 anos de experiência na América Latina, podemos juntos escrever sua próxima história de sucesso. Escreva-nos hoje para compartilhar suas necessidades e exigências.



Fotografía de una mujer respondiendo un diario en línea - Imagen de Vinzent Weinbeer en Pixabay (Español) / Fotografia de uma mulher respondendo a um diário online - Imagem de Vinzent Weinbeer do Pixabay (Português) / Photograph of a woman answering an online diary - Image by Vinzent Weinbeer from Pixabay (English)