Vivemos num mundo cada vez mais competitivo e dinâmico. No passado, a permanência de clientes e fornecedores era um pouco mais estável. Por esta razão, a mudança era mais a exceção do que a regra. No entanto, esta situação mudou nos nossos tempos e é necessário assumir que a atualização das bases de dados é um investimento permanente e não mais esporádico. Ninguém escapa a esta lógica.
Também é verdade que a inovação custa muito. Embora o ditado diga que o que vai, volta, é verdade que em áreas como os registos dos clientes e os sistemas informáticos sobre os quais assenta o funcionamento de uma marca, é necessário actualizá-los para garantir que as marcas se mantêm na vanguarda do mercado. Esta semana, listamos quatro razões pelas quais deve investir na atualização dos seus dados.
Localização correta. Um dos atributos mais valiosos para as marcas que fornecem produtos e serviços a um número significativo de entidades comerciais é determinado pela latitude e longitude; por vezes, é definido através da morada. Em qualquer caso, estes dados são frequentemente alterados por movimentos que não são comunicados através de outros canais. Noutras situações, haverá erros de origem e será necessário corrigir esta área de oportunidade no terreno ou no escritório.
Prova de permanência. Em alguns países, quando uma pessoa atinge uma certa idade e é reformada, é-lhe exigido que prove a sua sobrevivência visitando um escritório pessoalmente de tempos a tempos. O equivalente desta ação em Estudos de Mercado é enviar investigadores à unidade de negócio para confirmar que as instalações em questão ainda existem. A vantagem desta tarefa é poder eliminar pontos que possam estar a acrescentar custos desnecessários de transporte e planeamento.
Aumentar os registos. Por outro lado, o mercado pode crescer mais rapidamente do que a atual capacidade de atualização. Nestes casos, valerá a pena fazer varreduras periódicas nas zonas de maior crescimento para juntar os pontos mais recentes e adicioná-los aos registos. Desta forma, é possível ganhar terreno aos concorrentes e adaptar o mais rapidamente possível as rotas logísticas em função da nova realidade.
Conheça a sua concorrência. O planeamento do negócio depende de ter a imagem mais completa e actualizada do mercado. Para o conseguir, os investigadores podem realizar roadshows para conhecer os pormenores da posse da marca e dos expositores de vendas. Normalmente, isto deve ser feito apenas por observação. Noutras situações, pode selecionar uma amostra representativa e realizar posteriormente um inquérito mais detalhado.
Os estudos de atualização de dados de geomarketing incluem muitas etapas que deve considerar antes de os solicitar. Para citar um dos mais comuns, deve considerar o tipo de entrega mais eficaz e funcional. Pode optar por qualquer coisa, desde um relatório final até uma plataforma de visualização de dados em tempo real. A relevância de cada um depende do grau de exigência do pessoal em relação a esses resultados e das decisões para as quais esses gráficos e mapas são necessários.
Na Acertiva, estamos prontos para o apoiar quando necessitar de desenvolver estudos como o da publicação de hoje no blogue. Graças aos nossos mais de vinte anos de experiência, podemos colocar à sua disposição a nossa equipa de analistas e aliados estratégicos para responder às suas perguntas. Entre em contacto agora para conhecer as pessoas e as marcas da LATAM de forma personalizada. Juntos, faremos da sua próxima história de sucesso uma realidade.

Short Link:
