Fotografia de uma pilha de ovos vermelhos e brancos. Imagem de Elke no Pixabay. (Inglês) / Fotografia de uma pilha de ovos brancos e vermelhos. Imagem de Elke no Pixabay. (Português) / Fotografia de uma pilha de ovos brancos e vermelhos. Imagem de Elke no Pixabay. (Español)

O que é o Sistema Harmonizado?

Desde tempos imemoriais que as pessoas transaccionam mercadorias. Atualmente, esta atividade envolve grandes volumes de mercadorias que percorrem longas distâncias desde o seu local de origem até ao domicílio do consumidor final. Como se pode ver acima, existe todo um processo que torna possível e dá segurança jurídica ao comércio entre partes do globo. Um dos elementos desta atividade é a Nomenclatura do Sistema Harmonizado.

Esta classificação de produtos é regulada pela Organização Mundial das Alfândegas. É normalmente revista de cinco em cinco anos e foi actualizada pela última vez em 2022. Este sistema tem como objetivo definir um padrão de códigos e definições para as mercadorias mais comuns. É composto por quatro níveis: secção, capítulo, posição e subposição. O primeiro nível é expresso em numeração romana e os restantes níveis por dois pares de algarismos cada. Por esta razão, descrevemos hoje estes conceitos.

Secção. Atualmente, é composta por 21 categorias. É o mais geral dos níveis e não é habitualmente considerado de forma tácita nas chaves temáticas. Serve para reunir num único grupo mercadorias com caraterísticas comuns tão amplas quanto possível. Aqui encontramos agrupamentos como Animais vivos e produtos de origem animal, Produtos hortícolas e seus derivados e Metais comuns e seus derivados.

Capítulo. Este nível é representado pelos dois primeiros dígitos. Na versão atual, é composto por 96 categorias. A descrição dos capítulos é, em geral, ainda muito genérica, mas permite um agrupamento mais preciso dos produtos. Entre as secções com maior número de capítulos encontram-se os Produtos químicos e afins, com 11, os Têxteis e produtos têxteis, com 14, e os Metais comuns e seus derivados, com 12.

Rubrica. O título é constituído por dois algarismos acrescentados ao lado direito do capítulo. A este nível, a classificação é mais complexa, uma vez que existem 1228 posições no sistema atual. Um exemplo é a posição 2208 “Álcool etílico não desnaturado, com um teor alcoólico em volume inferior a 80 % vol.; aguardentes, licores e outras bebidas espirituosas”, que inclui vinhos, uísques, runs, gin, vodka, licores e outras bebidas espirituosas.

Subnúmero. Este é o último nível e é descrito por seis dígitos; mais dois à direita, com base na rubrica. Atualmente, existem 5612 subposições. Aqui já podemos distinguir produtos que estão muito próximos do que podemos encontrar individualmente no mercado. Com base no exemplo anterior, a posição 2208 é composta por 7 subposições. No entanto, é ainda possível criar outras subposições, que são já da competência nacional.

A Nomenclatura do Sistema Harmonizado destina-se, nomeadamente, a permitir que os países normalizem a produção e o fornecimento de informações sobre o comércio internacional, a constituir a base para classificações nacionais mais pormenorizadas, a servir de regra para a atribuição de direitos aduaneiros e a estabelecer regras de importação e exportação. A classificação exacta de uma mercadoria no âmbito deste sistema é fundamental, uma vez que dela dependem as exigências comerciais, os custos e as condições de manuseamento.

Na Acertiva estamos conscientes disso e, por essa razão, colocamos à sua disposição a nossa equipa de analistas e aliados estratégicos para realizar os seus estudos de mercado. Graças às duas décadas de experiência que temos em Estudos de Mercado na América Latina, pode receber um serviço personalizado da nossa parte. Envie-nos um e-mail para nos contar os seus planos. Entraremos em contacto consigo para lhe dizer como podemos tornar realidade a sua próxima história de sucesso.

Fonte: Nomenclatura do Sistema Harmonizado Edição de 2022 (2025) Organização Mundial das Alfândegas.