Em muitos estudos de mercado, a coleta de dados e informações é um requisito essencial. Por mais paradoxal que possa parecer à primeira vista, essa tarefa se baseia no princípio de ter um número mínimo de registros, sem o qual seria quase impossível contatar as pessoas de interesse. Essa situação é característica de projetos de entrevistas CATI ou CAWI. Caso contrário, métodos como o “bola de neve” podem prolongar os períodos de coleta e não garantem o cumprimento de cotas ou a coleta de uma amostra razoavelmente aleatória.
Por esse motivo, diversas marcas oferecem bancos de dados com registros de diferentes pessoas físicas e jurídicas para venda. Há alguns anos, um dos bancos de dados mais utilizados e acessíveis ao público era o Guia Amarelo ou seu equivalente em cada país. Era um livro que registrava os nomes, endereços e números de telefone de empresas e pessoas físicas (este último na seção Guia Cinza). No entanto, atualmente, essa ferramenta não está mais disponível e depende de arquivos que devem atender a padrões mínimos nos quatro escopos a seguir.
Privacidade. Como mencionamos no parágrafo anterior, algumas informações gozam de diferentes graus de proteção sob a legislação nacional. Anteriormente, essa questão não era tão problemática, pois a acessibilidade e a quantidade de dados disponíveis para uso e manipulação eram muito diferentes das atuais. Graças a novas preocupações e avanços na proteção desses registros, agora é necessário que qualquer pessoa que possua dados pessoais tenha o consentimento tácito e documentado do titular, bem como seja informada sobre os usos que essas informações serão feitas.
Confidencialidade. Um direito adquirido pelos indivíduos é o de se opor ao uso de seus dados e informações. Em outros segmentos, como o setor industrial, existem limitações significativas no acesso a esses bancos de dados por questões de sigilo. De qualquer forma, esse escopo limita a quantidade e a qualidade dos bancos de dados disponíveis. Quando o nível e o número de participantes em um setor são bastante limitados nessa área, recomenda-se o uso de outras técnicas de pesquisa, como entrevistas em profundidade e estudos documentais.
Atualidade. Um fator que determina a utilidade de um banco de dados é o lapso de tempo entre a captura de informações de um conjunto de registros e o momento em que são utilizadas em pesquisas de campo. Os entrevistadores frequentemente se deparam com dados de contato tão antigos que tornam quase impossível atingir métricas de produtividade realistas. Seja adquirindo ou gerando bancos de dados, é recomendável garantir um processo contínuo de verificação e atualização por meio dos mecanismos disponíveis.
Relevância. Supondo que você tenha encontrado um banco de dados que atenda aos três critérios anteriores, resta confirmar se ele realmente atende aos propósitos pretendidos. Às vezes, você encontrará bancos de dados com alta produtividade em termos da proporção de registros úteis em relação ao número total de registros. No entanto, na realidade, você pode descobrir que quase nenhum deles faz parte do nicho que você deseja explorar. Diante disso, você pode buscar coleções de dados temáticas, que, devido à sua falta de disponibilidade, podem ser caras.
Na prática, existem muitas maneiras de usar essas ferramentas. Em algumas situações, as mesmas marcas que realizam pesquisas de mercado fornecem aos seus departamentos de inteligência ou fornecedores a base para as descobertas. Em contraste, em outros cenários, as próprias agências de pesquisa de mercado são obrigadas a fornecer esses registros. Independentemente das circunstâncias, o enorme valor estratégico dessas coleções para atingir os objetivos declarados é evidente.
Na Acertiva, trabalhamos com clientes de diversos setores há mais de duas décadas para atender às suas necessidades em conhecimento do consumidor e da marca. Reunimos uma equipe de analistas e aliados estratégicos prontos para atender às suas preocupações em nossa área na região da América Latina. Oferecemos uma consulta inicial de quinze minutos para ajudar você a organizar a abordagem para seus estudos futuros. A partir daí, juntos, podemos começar a tornar sua próxima história de sucesso uma realidade.

Short Link:

