Fotografia de um adepto de futebol a levantar a bandeira brasileira no meio das bancadas de um estádio. Imagem de Pexels no Pixabay.

Qual O Peso Do Country Branding Neste Momento?

O ano de 2025 se desenrolou em meio a diversas contingências que afetaram a vida de pessoas e países. Os dias em que o tempo passava em uma espécie de tédio cotidiano devido à relativa paz parecem distantes. No entanto, os últimos anos nos mostraram que prevenção e resiliência são habilidades que vale a pena incutir. Diante de um ambiente tão volátil como o atual, as marcas-país ressurgiram com particular relevância em muitos aspectos da vida.

Esse fato não é pouca coisa. Em um mundo tão polarizado, os países alavancaram sua imagem na comunidade internacional. Isso foi possível graças a características objetivas como suas economias e poder militar, bem como a condições mais brandas, como entretenimento e turismo. Isso também é evidente na América Latina. Abaixo, apresentamos quatro circunstâncias relacionadas ao Country Branding que você deve considerar em sua pesquisa de mercado.

Nacionalismo. Em um ambiente tão hostil, cada país busca fortalecer sua própria imagem, tanto dentro quanto fora de suas fronteiras. Estes são tempos em que aspectos como “caseiro” assumem especial valor. Empresas e governos frequentemente concentram seus esforços na promoção de produtos e serviços nacionais, refletindo claramente sua oposição ao “outro” — seja lá o que esse “outro” signifique em cada região. Em alguns casos, essa tarefa pode se estender a países aliados. Vale a pena descobrir qual posição melhor se adapta a você ou avaliar mudanças estratégicas de curto prazo.

Tarifas. Há vários anos, estamos imersos em uma clara guerra comercial que impacta negativamente o mercado internacional. Depois de nos convencermos de que a melhor ideia para garantir o crescimento era a internacionalização das empresas, nos encontramos em meio a um ambiente que pune e ergue muros em meio a um mundo cada vez mais interdependente. Diante de tantos choques, é importante avaliar quais fluxos de negócios valem a pena sustentar e quais devem ser suspensos.

Prestígio. Tanto consumidores quanto empresas têm uma ideia do que um país ou nação representa. As guerras mais recentes atestam isso. Embora tenha havido apelos para boicotes de suprimentos de países identificados como agressores, as opiniões estão fortemente divididas dentro de cada país. Esse cenário torna o mercado mais complexo porque as pessoas, pelo menos, estão mais sensíveis a eventos que antes não provocavam grandes reações e agora exigem protestos em diferentes frentes.

Mercado protegido. Como regra geral, a concorrência tende a incentivar a inovação e a melhoria contínua. Entretanto, esforços estão sendo feitos para evitar que essa condição se mantenha. Muitas das ações que incentivam o ressurgimento do protecionismo podem parecer meros caprichos, buscando, acima de tudo, minar a confiança entre os países. Nesses casos, é uma oportunidade interessante descobrir quais setores estão sendo impulsionados por essas medidas para crescer no curto prazo.

O futuro parece muito incerto neste exato momento. Há anos, há sinais de que uma grande conflagração internacional é possível quase a qualquer momento. Outros são mais otimistas e confiam que as diferenças serão resolvidas em outros cenários além do militar. No entanto, os novos campos de batalha que testemunhamos recentemente incluem o comércio. Por isso, a Market Research surge como uma poderosa aliada para melhor abordar a situação atual.

Na Acertiva, acompanhamos os desenvolvimentos para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes. Graças às nossas mais de duas décadas de experiência em pesquisas de mercado na LATAM, podemos oferecer uma equipe de analistas e parceiros estratégicos para atender às suas necessidades. Temos representação nos principais países da região. Aproveite nossa consultoria gratuita de quinze minutos para nos contar sobre seus planos. Juntos, podemos começar a escrever sua próxima história de sucesso.



Fotografia de um adepto de futebol a levantar a bandeira brasileira no meio das bancadas de um estádio. Imagem de Pexels no Pixabay.


Publicado

em

por

Etiquetas: