Na nossa prática diária, no nosso setor, o processo de realização de um estudo de mercado é bastante familiar. No entanto, para novas marcas e empresas, a tarefa de solicitar um serviço nesta área pode ser um tanto desafiadora. À primeira vista, pode parecer que existem soluções pré-determinadas para todos os cenários. No entanto, este é apenas um aspecto de toda a gama de possibilidades dentro do universo das pessoas e do conhecimento de mercado.
Concordamos que cada solicitante tem necessidades únicas. Portanto, o serviço que atenderá a cada caso deve ser personalizado. Então, como devemos solicitar um projeto? Embora algumas agências tenham formulários que facilitam o primeiro contato, é uma boa ideia ter clareza sobre os dados e informações que definem o seu caso. Por isso, esta semana, queremos listar quatro itens básicos para cotar um projeto de pesquisa de mercado.
Necessidades a serem cobertas. Investir em um estudo deste tipo não é uma despesa comum. Eles não são comprados por impulso. Ao considerar contratar uma agência, você precisa definir o objetivo principal a ser abordado. Alguns dos cenários mais comuns incluem estabelecer a base para um investimento bancário, elaborar um plano de negócios, entrar em um mercado estrangeiro ou avaliar um aspecto específico de logística e operações.
Perguntas a serem respondidas. Depois de definir o ponto anterior, você deve fazer uma lista de fatores que deseja explorar com a ajuda de analistas. Um exercício comum é definir uma lista de hipóteses e perguntas que podem ajudar a esclarecer a incerteza atual. Nesta etapa, você pode considerar quantos tópicos suas necessidades exigirem. Quanto mais específico você for nesta etapa, melhores serão os resultados, pois seu fornecedor e sua marca falarão a mesma língua.
Orçamento. Gostaríamos de poder atender a todas as nossas necessidades em uma única apresentação. Como em quase tudo, esta etapa é determinada pelo valor disponível para investir em um estudo. Você pode não conseguir cobrir todo o escopo dos seus objetivos inicialmente, mas pode dividi-los em etapas estratégicas para iniciar o processo o mais rápido possível. Dependendo deste item, você poderá acessar uma ou outra solução, pois ela definirá os recursos que você poderá utilizar.
Cronograma. Em um ambiente ideal, o atendimento às nossas necessidades pode ser agendado, pois não se trata de assuntos urgentes. Em outras circunstâncias, surgirão eventos imprevistos que exigirão respostas imediatas. Isso pode estar associado a tempos de resposta muito curtos. Embora haja momentos em que soluções de resposta rápida possam ser oferecidas, você também deve estar ciente de que certas soluções invariavelmente exigem prazos de entrega mais longos.
Já escrevemos sobre esse tópico anteriormente. Em certas situações, você pode usar o briefing interno ou o formato fornecido por agências de Market Research para dar o primeiro passo. No entanto, ter os pontos deste post resolvidos pode economizar seu tempo e facilitar para as empresas consideradas em sua cotação fornecerem uma proposta rápida e relevante. De qualquer forma, você sempre pode contar com a oportunidade de receber feedback na forma de reuniões presenciais e virtuais.
Na Acertiva, estamos familiarizados com essa situação graças às nossas mais de duas décadas de experiência no segmento. Estamos presentes nos principais países da LATAM com uma equipe de analistas e parceiros estratégicos. Convidamos você a solicitar sua consulta gratuita de quinze minutos para que possamos ajudá-lo a cotar sua primeira pesquisa de mercado. Este primeiro passo pode ser o início da sua próxima história de sucesso.

Short Link:
