Fotografia de uma folha de papel com anotações e uma caneta vermelha ao lado. Imagem de Anne Karakash no Pixabay.

O Que A Pesquisa De Mercado Nos Ensina?

Ao longo dos anos, nossa compreensão sobre pessoas e marcas passou por uma tremenda transformação. Apesar disso, muitos de seus princípios permanecem inalterados. Às vezes, por hábito, começamos a ignorar aqueles aspectos que consideramos garantidos e que estruturam nossos papéis. Quando isso acontece, nosso trabalho diminui, fica mais vulnerável a erros e cria condições favoráveis ​​para áreas de oportunidade.

Vale lembrar que hoje é o dia dos professores no Brasil. No contexto deste aniversário, queremos rever as lições aprendidas por aqueles envolvidos em nosso setor. Mais do que uma aula de jardim de infância, queremos fazer uma pausa para apreciar os tópicos que fortalecem e tornam a prática dos analistas de mercado fascinante, permitindo uma inter-relação de técnicas, ciência e métodos.

Curiosidade. As descobertas mais marcantes só podem ser descobertas quando os acadêmicos são bastante criteriosos quanto à verdade. Geralmente, os dados mais acessíveis podem explicar uma ampla gama de fenômenos. No entanto, o conhecimento que pode escapar à maioria das pessoas reside em várias circunstâncias. Fazer perguntas quando a maioria concorda pode fazer a diferença entre uma trajetória padrão e um desempenho excepcional.

Silêncio. Em um mundo altamente tecnológico, tudo o que acontece no ambiente precisa ser mensurado. Isso envolve o registro de uma série de números sobre as mais diversas características dos consumidores e da economia. No entanto, uma realidade que nós, analistas, enfrentamos é a falta de resposta. Embora possa parecer sem sentido, nada poderia ser mais falso do que isso. Compreender silêncios e investigar suas causas pode ser o início de uma carreira frutífera.

Linguagem não verbal. Pode parecer que estamos repetindo o ponto anterior. As pessoas, tanto físicas quanto morais, se expressam em códigos além daqueles usados ​​pela voz. O uso de cores, fontes e caracteres pode dizer mais do que as diretrizes de comunicação insistem em definir. Uma aplicação muito útil desse aspecto é quando técnicas qualitativas são utilizadas. Gestos faciais e manuais podem confirmar ou negar o que um entrevistado está nos dizendo.

Incerteza. Um dos objetivos da Market Research é reduzir ao máximo a incerteza no ambiente. Sempre será desejável atingir esse objetivo, mas vivemos em um mundo onde a entropia força a ordem a tender para o caos. Sempre haverá uma margem de erro nas estimativas. Isso ocorre porque não é possível quantificar e modelar todas as variáveis ​​que impulsionam um fenômeno de marketing. No entanto, é possível identificar os fatores que melhor descrevem uma situação.

Talvez as lições listadas esta semana sejam um tanto técnicas. A prática em nosso setor nos fornece mais insights do que os operacionais e logísticos. As pessoas que realizam nosso trabalho obtêm uma série de satisfações, entre elas aprender sobre diferentes culturas e formas de pensar. Aqueles que realizam pesquisas de mercado também estão expostos a demandas que os impulsionam a expandir sua adaptabilidade e os limites de sua criatividade. Por fim, aproveitamos esta oportunidade para homenagear aqueles que ensinam, tanto dentro quanto fora de nossa área.

Na Acertiva, temos entusiasmo em compartilhar essas lições com nossos clientes e colaboradores. Com mais de duas décadas de experiência na área, construímos uma equipe de analistas e aliados estratégicos para atender aos seus objetivos. Também temos representação nos principais países da LATAM. Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar sua consulta gratuita de quinze minutos. Este pode ser o início da sua próxima história de sucesso.



Fotografia de uma folha de papel com anotações e uma caneta vermelha ao lado. Imagem de Anne Karakash no Pixabay.


Publicado

em

por

Etiquetas: