Fotografia de duas mulheres em traje corporativo a apertarem as mãos. Imagem de Sue Styles no Pixabay.

O Que É Um Bom Briefing?

“Colhemos o que semeamos”, como diz o ditado. Esta frase é valiosa no meio empresarial e envolve os stakeholders como as marcas. Entre as necessidades de uma empresa, está a compreensão dos consumidores e da concorrência. Mesmo que não tenha um departamento interno dedicado a isso, em algum momento precisará do apoio de agências de Pesquisa de Mercado para atingir determinados objetivos.

Os motivos para a externalização de projetos desta natureza são diversos. Entre eles, está o facto de a capacidade interna ser insuficiente para atingir um objetivo específico ou garantir a objetividade dos resultados, evitando assim ser juiz e júri num projeto de investigação. No entanto, a obtenção dos resultados necessários depende de os solicitar da forma mais objetiva e clara possível. Por isso, esta semana listamos quatro tópicos que um bom briefing deve incluir.

Objetivo Geral. Cada estudo é um caso único e deve ser avaliado individualmente. A base para um bom briefing é ter clareza sobre a principal questão a responder. Este é o princípio fundamental que vai determinar a precisão e a pontualidade de todo o projeto. Sugere-se que o texto seja escrito utilizando um único verbo, acompanhado do tema a explorar em profundidade com o apoio dos analistas de mercado. Os objetivos específicos também derivam deste ponto.

Âmbito Geográfico. A localização pode parecer um elemento óbvio na maioria dos casos. No entanto, é essencial definir os territórios onde a investigação será conduzida. Não é o mesmo realizar um projeto numa única rua do que num conjunto de países. Ao definir a escala do seu estudo, determinará também o âmbito e os recursos necessários para satisfazer as suas necessidades. Quanto maior for a área a cobrir, maior será a quantidade de recursos normalmente necessária para desenvolver a análise.

Mercado-Alvo. Este ponto é fundamental para qualquer marca e, por si só, justifica a realização de pesquisas sobre o tema. As propostas mais bem-sucedidas baseiam-se, geralmente, em abordagens que demonstram uma compreensão clara das características do consumidor para o qual um produto ou serviço é direcionado, ou do âmbito do projeto. Como referido na secção anterior, existem diferenças acentuadas entre abordar, por exemplo, os proprietários de grandes empresas e as donas de casa da classe média.

Decisões Chave. Embora possa parecer redundante repetir isto, não é esse o objetivo. Ter uma questão principal clara para iniciar um projeto de investigação é uma coisa, mas as ações que a justificam são outra. Por vezes, ao solicitar uma proposta de custos e metodologia, as escolhas internas da empresa que solicita o serviço têm mais peso do que outros pontos. Ocasionalmente, um briefing inteiro pode ser reformulado simplesmente alinhando as necessidades reais com o desenho do protocolo de estudo.

Entre estes dois extremos, existem vários cenários que lhe permitirão refinar os detalhes do seu pedido. Em alguns casos, ser-lhe-á dado um questionário para preencher, que as agências utilizarão para propor um plano de ação. Em alternativa, tem a liberdade de manter os seus registos internos, que poderá partilhar com os seus potenciais fornecedores. Em qualquer caso, é sempre importante contactar empresas locais para esclarecer dúvidas e levantar preocupações que os formulários online não abordam.

Na Acertiva, estamos ansiosos por conhecer os seus planos para compreender as decisões de compra das pessoas. Graças às nossas duas décadas de experiência em Market Research, oferecemos acesso à nossa equipa de analistas e parceiros estratégicos para o ajudar a tomar decisões estratégicas bem fundamentadas. Solicite hoje mesmo a sua consulta gratuita de quinze minutos e tire as suas dúvidas sobre a nossa área de especialização. Vamos começar a escrever juntos a sua próxima história de sucesso.



Fotografia de duas mulheres em traje corporativo a apertarem as mãos. Imagem de Sue Styles no Pixabay.


Publicado

em

por

Etiquetas: