Como As PMEs São Classificadas Na LATAM?

Entre as tarefas da pesquisa de mercado está compreender os diferentes tipos de consumidores. Na maioria dos casos, são pessoas naturais como você e eu. Porém, existem outras que são empresas. Com o aumento do empreendedorismo nos últimos anos, diferentes países têm incentivado um maior número de indivíduos a abrir formalmente os seus negócios. Para compreender esse segmento, uma série de classificações foram estabelecidas.

A forma como as empresas são segmentadas depende, em qualquer caso, do país. Isto porque cada Estado tem realidades políticas e económicas muito diferentes até mesmo dos seus vizinhos imediatos. Por conseguinte, os critérios nacionais podem variar de um território para outro. No entanto, para efeitos desta postagem do blog, nos referiremos aos casos dos dois maiores mercados da América Latina: Brasil e México.

Com base em dados do SEBRAE e do INEGI, é imposto o critério de número de funcionários; No caso brasileiro, o critério de vendas também é utilizado, mas isso se aplica em outras áreas governamentais. Abaixo listamos os tipos de empresas que existem nesses dois países.

Micro. Eles são a base da economia dos países. Geralmente representam a maior parte do número de unidades económicas. Abordar pesquisas de mercado com esse segmento é muito acessível dado o enorme tamanho do universo. Em geral, pode representar perto de 90% de todas as empresas contabilizadas. No Brasil, enquadram-se nesta categoria unidades de comércio e serviços com até 9 empregados e unidades industriais com até 19 empregados. No México, são consideradas microempresas aquelas que possuem até 10 pessoas ocupadas.

Pequenas. Este é o próximo passo na classificação. Seu universo é bem menor e gira em torno de 5% de todos os negócios dos países em questão. No Brasil, são consideradas neste grupo empresas de comércio e serviços com entre 10 e 49 empregados e empresas industriais com entre 20 e 99 empregados. No caso do México, as unidades são classificadas como tendo entre 11 e 50 pessoas ocupadas.

Médias. Como se pode inferir dos segmentos anteriores, o universo empresarial deste grupo é menor que os anteriores, cerca de 1% da população total. No caso do Brasil, podem ser classificadas nesta categoria unidades econômicas de comércio e serviços com entre 50 a 99 empregados e unidades industriais com entre 100 e 499 empregados. No México, as empresas de médio porte são consideradas unidades com entre 51 e 250 pessoas ocupadas.

Grandes. São empresas amplamente reconhecidas nacionalmente e que dominam o mercado pelas ofertas de suas marcas. O acesso a estas unidades é bastante difícil dada a sua dimensão e reduzido número. Quando nos referimos ao caso do Brasil, podemos caracterizar como grandes empresas aquelas unidades econômicas de comércio e serviços com mais de 100 funcionários e as de indústria com mais de 500 funcionários. No México, todas são unidades com mais de 251 pessoas ocupadas.

Cada setor tem suas particularidades na hora de abordá-las em um projeto de pesquisa. Por se tratarem de empresas com diferentes graus de complexidade organizacional, é necessário ajustar os planos de abordagem com cenários realistas. Regra geral, quanto maior for a empresa, mais recursos serão necessários para garantir a participação da unidade económica para participar nos nossos convites.

Graças aos nossos mais de 20 anos de experiência, a Acertiva pode aconselhá-lo quando você precisar realizar pesquisas de mercado em nossa região. Nossos analistas e aliados estratégicos estão prontos para colaborar com sua equipe de trabalho e com você nos principais mercados de nossos territórios. Escreva-nos hoje para que juntos possamos tornar realidade a sua próxima história de sucesso.



Fotografía de un plato con feijoada. Imagen de geraldoobici en Pixabay. (Español) / Fotografia de prato com feijoada. Imagem de geraldoobici no Pixabay. (Português) / Photograph of a dish with feijoada. Image by geraldoobici on Pixabay. (English)