Um princípio fundamental da pesquisa de mercado é apoiar as decisões da marca. Isso é possível identificando dados e informações que direcionam as tendências de consumo. Em suma, isto permite uma redução notável da incerteza e permite melhores resultados no planeamento futuro.
Caso contrário, muitos erros seriam cometidos por ações pouco assertivas e com um custo para as empresas que poderia inviabilizá-las no curto prazo. O risco e a exposição a fatores que colocam em risco o funcionamento e a existência das empresas não podem ser eliminados. O que você pode fazer é investigar o ambiente e antecipar as situações mais prováveis.
Por isso, hoje listamos quatro tópicos que são explorados a fundo na avaliação de risco em Marketing.
Forças. São as condições positivas e internas dos sujeitos analisados. Inclui tudo o que pode ser considerado uma vantagem competitiva e que acrescenta valor à oferta das empresas. A correta gestão dos riscos dependerá da avaliação adequada e objetiva desta faceta. Caso contrário, você pode cair em extremos que vão desde a percepção de que tem todos os recursos para estar no topo do segmento ou investir demais em funcionalidades que não são necessárias no momento.
Oportunidades. Nesta área são elencadas e analisadas as condições externas positivas do ambiente onde as marcas atuam. Aqui é mais fácil fazer um estudo imparcial, pois se refere a tudo o que pode agregar às estratégias das marcas em avaliação. Inclui fatores macroeconômicos, políticos e concorrentes que jogam a favor do assunto sob investigação.
Fraquezas. Fatores negativos internos estão listados aqui. Por vezes é difícil admitir quais são as áreas de oportunidade, mas quando isso é conseguido, podem ser implementadas ações corretivas para melhorar as perspetivas de crescimento daqueles que as identificam a tempo. É aconselhável trabalhar em conjunto com um terceiro que não esteja relacionado com a pessoa que será estudada para aumentar a objetividade da auditoria que esta condição implica.
Ameaças. Finalmente, são estudadas circunstâncias negativas externas. Assim como as oportunidades, é mais acessível identificá-las, pois estão em elementos do ambiente em que as marcas atuam. Recomenda-se contar com o apoio de analistas externos para uma melhor abordagem, pois pode levar a imprecisões como confiar responsabilidades a terceiros e não a quem ordena uma investigação.
Os aspectos listados acima são apenas uma forma de estudar aquelas circunstâncias internas e externas que podem representar cenários que, se apresentados, culminariam em um desastre. Se forem abordados preventivamente através de planos de melhoria ou mudança, é possível enfrentar melhor os desafios do futuro imediato e os do futuro remoto.
Na Acertiva conhecemos a necessidade de nossos clientes em realizar este tipo de estudos e por isso colocamos à sua disposição nossos analistas e aliados estratégicos que contam com nossos mais de 20 anos de experiência na América Latina. Escreva-nos hoje para que possamos contar como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.
Short Link: