A Pesquisa de Mercado é uma disciplina muito complexa. Embora seu foco principal seja geralmente em mercados estabelecidos, não é provável que ignore toda e qualquer forma de troca entre aqueles que compram e vendem produtos e serviços. Na América Latina, assume maior peso o componente do mercado informal ou invisível, que em vários países da região representa uma parte importante da economia total.
Existem muitas práticas que atestam esse tipo de mercado. Os tianguis ou mercados sobre rodas são um aspecto fundamental de muitas culturas da região. Há também muitos casos de pessoas-empresas que investem seus próprios recursos em produtos muito diversos que oferecem entre parentes e conhecidos. Essas trocas geralmente ocorrem em espaços públicos e, portanto, é muito difícil analisá-las, pois há falta de dados a esse respeito.
No mercado sobre rodas pode encontrar todo o tipo de satisfatores; seja de marcas líderes e de marcas pequenas e livres. É também um espaço de convivência entre moradores de bairros. A relação entre comerciantes e consumidores é mais humana e próxima. Pechinchar ou barganhar é opcional nesses sites. Ao ocupar o espaço público, o grau de proximidade e identificação com ele por parte de seus visitantes é muito mais próximo.
Embora não existam muitos estudos que abordem esses mercados invisíveis, eles sempre permeiam o comportamento de outros segmentos de uma forma ou de outra. Este facto é do conhecimento de muitos e não é de estranhar que algumas marcas considerem o mercado itinerante para o planeamento dada a importância que têm na vida quotidiana; explicitamente ou implicitamente.
As dificuldades envolvidas na análise desses mercados incluem abranger seus tempos e espaços em sua justa complexidade. Mercados sobre rodas por sua natureza são ambientes com muitas mudanças e com uma rede muito sólida de sua própria organização. Não que seja impossível fazer etnografias ou vídeos de consumo neles, mas sua capacidade de adaptação às situações é muito grande e o que se observa hoje pode ser diferente do que se observa na próxima visita.
Os mercados não fixos, por serem tão complexos, exigem um planejamento de pesquisa que inclui um acompanhamento de semanas ou até meses para entender a complexidade de seus componentes. Tentando encontrar um paralelismo com um ambiente comercial estabelecido, poderíamos compará-los com shopping centers. Além disso, o primeiro foi um primeiro estágio dos segundos.
Compreender todas as maneiras pelas quais as pessoas atendem às suas necessidades é uma tarefa fascinante e contínua para os pesquisadores de mercado. Cada região tem suas particularidades e isso impacta nos planos que as marcas têm. Na Acertiva conhecemos as circunstâncias da América Latina e isso nos permite aconselhar aqueles que confiam em nós para realizar seus estudos de mercado.
Short Link: