Estado Muito Breve Da Pesquisa De Mercado Na LATAM

Esta semana as pessoas que se dedicam à geração de conhecimento, informação e dados de Marketing celebram a nossa atividade com uma série de eventos. Os primeiros dias de maio são a oportunidade de fazer uma pausa no trabalho e compartilhar experiências e reflexões com colegas de todo o mundo. É também um momento para refletir sobre os desafios que nossa guilda enfrenta a cada ano.

Só parece que estamos superando a crise sanitária quando já temos as seguintes contingências à porta. No entanto, o cotidiano continua e com ele a troca de bens e serviços que ocorre todos os dias e em todos os lugares. Embora tenhamos uma única disciplina, também é verdade que em cada zona do planeta existem circunstâncias que nos obrigam a adaptar técnicas e ferramentas à realidade local.

Embora a América Latina seja uma região do mundo com um tamanho de mercado considerável, é também uma área com muitos contrastes e problemas. Por muitos anos, os avanços e tendências que surgem na Europa e na América do Norte tendem a chegar com atrasos e limitações na LATAM, mas quando chegam se adaptam com grande entusiasmo e rapidez se não houver oposição cultural a eles.

Dito isso, é oportuno expor algumas ideias sobre a tarefa dos analistas de mercado em lugares como Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru. Embora muitos países da região compartilhem uma língua oficial, é verdade que cada um deles tem condições muito particulares e isso torna as investigações internacionais complexas sem ter que apelar à criatividade e ao rigor dos projetistas.

Com o avanço da cobertura da internet e dos dispositivos móveis, cada vez mais latino-americanos estão permanente e constantemente conectados ao ambiente digital. Apesar disso, muitos estudos que são realizados remotamente ou que dependem de uma conexão estável à rede sofrem com a intermitência dada a infraestrutura de transmissão de dados e diferentes áreas de oportunidade no hardware dos usuários.

Nos últimos anos, houve um grande progresso na proteção de dados pessoais sensíveis. Os Estados e as Associações de Pesquisa de Mercado estabelecem, a cada dia com maior zelo, as melhores boas práticas para que as pessoas tenham a certeza de que as informações que fornecem a um analista serão utilizadas exclusivamente para os fins do estudo de que necessitam. Não é para menos, na América Latina a insegurança é uma realidade clara.

As crises políticas também produziram situações extremas em mais de um país. Isso fez com que até os mais céticos repensassem o que é possível e o que não é em nossa área geográfica. Embora não seja correto generalizar, não é uma tarefa estéril ver que situações excepcionais estão latentes em diferentes latitudes. Essa possibilidade deve levar os pesquisadores da região a contemplar mais alternativas e hipóteses do que em condições mais equilibradas.

Como no resto do mundo, a longa contingência de saúde que agora está sendo sucedida por uma contingência econômica e de oferta nos leva a um ambiente de maior incerteza na hora de investir. O futuro imediato é um tanto confuso e a maioria de nós toma uma atitude de raciocínio diante do que pode acontecer amanhã. No entanto, nossa área do mundo também é propícia à inovação, porque em muitas ocasiões é graças à adversidade que as ideias amadurecem melhor.

Embora nossa análise possa parecer um pouco sombria, é importante lembrar que a América Latina é um lugar com pessoas dispostas a trabalhar com o melhor dos espíritos e oferecer soluções criativas e imediatas para os mais diversos desafios. Os latino-americanos são reconhecidos em todo o mundo por sua alegria, hospitalidade e diligência. Fazemos parte de um mundo para o qual contribuímos com descobertas valiosas e novas alternativas para nossa disciplina que celebra sua própria existência neste 2 de maio.

A Pesquisa de Mercado, longe de ser um gasto em tempos difíceis, nos oferece a possibilidade de antecipar os dias que virão com cenários baseados em evidências. Na Acertiva estamos cientes disso e por isso colocamos à sua disposição mais de 18 anos de experiência na região. Escreva-nos hoje.



Deja una respuesta