O perfil psicográfico vs. perfil sociodemográfico

Na pesquisa de mercado, uma preocupação comum é saber caracterizar o mercado. Mais nestes dias, quando nos aproximamos da individualização. Existem várias abordagens para abordar esse objetivo. Hoje vamos falar sobre dois dos caminhos mais comuns. Embora não sejam mutuamente exclusivos, cada um tem aplicações muito diferentes. Saber em quais segmentos o mercado está dividido pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

A segmentação sociodemográfica é um dos perfis mais tradicionais e conhecidos. As principais fontes oficiais de informação sobre a população registam periodicamente as variáveis ​​mais comuns deste tipo de perfil: idade, sexo, escolaridade, situação laboral, acesso a serviços de saúde, entre outras. Geralmente é a primeira abordagem para encontrar um grupo de pessoas. O nível socioeconômico com o qual as famílias são conhecidas também se enquadra nesta categoria.

Quando sabemos com bastante clareza quais pessoas de um determinado perfil sociodemográfico são objeto dos esforços de uma marca, vale a pena revisar os dados oficiais ou coletá-los em determinado horário e local. Isso é válido em certas categorias onde a relação entre a caracterização demográfica da demanda e o que é oferecido é muito marcada. Algumas categorias que podem se enquadrar neste grupo podem ser brinquedos educativos e produtos geriátricos.

Este perfil é muito fácil de realizar porque é muito acessível para entrevistados e entrevistadores. No entanto, seu escopo é limitado. Saber quantas pessoas desta ou de que idade residem em uma determinada casa ou polígono não nos diz nada sobre suas aspirações, comportamentos ou pensamentos. Quando precisamos conhecer esses aspectos subjetivos de uma abordagem quantitativa é quando recorremos ao perfil psicográfico.

Saber como ele pensa, como é visualizado e qual a posição que o indivíduo ocupa perante os outros são tópicos comuns na definição de uma segmentação psicográfica. Determiná-lo requer um laborioso trabalho prévio de desenho de questionário, uma vez que investigar a psicologia das pessoas requer a revisão de dezenas de itens para ter um resultado válido. O mesmo princípio se aplica à análise também.

Da mesma forma, definir este tipo de perfil subjetivo requer um grande número de respondentes como entrada. Isso está além do alcance de alguns interessados ​​em abordá-lo devido a restrições de tempo, pessoal ou custo. No entanto, se o solicitante lida com um mercado de grande porte, o investimento em um estudo de segmentação psicográfica será recompensado, pois será mais claro para quem e como comunicar o que queremos que saibam sobre nós.

É verdade que as segmentações, sejam elas quais forem, são apenas fotografias de um determinado momento. Embora as projeções ou levantamentos nos ajudem a ajustar os perfis a curto e médio prazo, é preciso lembrar que devem ser revisados ​​periodicamente para evitar que fiquem desatualizados. Na Acertiva estamos prontos para assessorá-lo se você deseja conhecer mais detalhadamente quem consome o que você oferece. Estamos atentos às suas perguntas e comentários.