O Que A Pesquisa De Mercado Nos Ensina?

No mês de maio, são comemorados o Dia Internacional da Pesquisa de Mercado e o Dia do Professor no México. Em ambos os aniversários, o exercício de rever quais aprendizados recebemos e o que precisamos passar para melhorar nosso desempenho no trabalho e na formação de novos quadros que amanhã ingressarão em nosso segmento ou que nos substituirão quando não pudermos mais continuar.

Vivemos em um mundo que muda a cada dia a uma velocidade mais vertiginosa. Esta situação obriga-nos a adoptar uma atitude de aprendizagem permanente. Cada inovação chega mais rapidamente e são cada vez mais numerosas. Queremos aproveitar o post desta semana para parar no caminho e listar apenas quatro das lições que nosso segmento nos oferece neste momento.

Dê voz aos setores marginalizados. O lema do IMRD24 estava relacionado ao uso das mídias oferecidas pelo nosso segmento para visibilizar e empoderar classes e grupos menos favorecidos. É verdade que na prática, e principalmente na LATAM, o foco está em abordar pessoas de níveis socioeconômicos tradicionais. Porém, todas as pessoas têm necessidades e trocam nosso tempo por produtos e serviços. Esta data serve para pensarmos neste problema.

Renda mais competitiva. Uma situação que se destacou durante o início da pandemia da COVID-19 é o desequilíbrio de rendimentos de pessoas físicas e coletivas dentro da Pesquisa de Mercado. É necessário que os esforços dos analistas e entrevistadores sejam consistentes com a sua qualidade e oportunidade e não sejam uma mera questão de luta de preços. Este problema exige a participação de todos os envolvidos para continuarmos a nossa atividade sem afetar a cadeia de operação.

Humanizar a pesquisa. Às vezes pode parecer que o nosso trabalho vê os consumidores como meros números numa estatística. Esta leitura é muito superficial, pois em muitos casos isso ocorre porque, em conformidade com as leis de privacidade de dados pessoais, as informações devem ser anonimizadas. Pelo contrário, graças às técnicas qualitativas, é dada maior atenção a aspectos como emoções e atitudes que, a longo prazo, são mais relevantes do que dados frios lidos fora de contexto.

Construa um mundo melhor. Os críticos da pesquisa de mercado argumentam em mais de uma ocasião que o único propósito do nosso trabalho é tornar mais eficientes os lucros das empresas e marcas. No entanto, existem diversas agências e analistas que dedicam a sua experiência e trabalho a objectivos mais nobres e altruístas. Uma das especializações da Pesquisa de Mercado é Impacto Social. Desta forma, metodologias de marketing são aplicadas para reduzir a pobreza e a violência em muitas geografias.

Esta lista de ensinamentos é meramente ilustrativa e não pretende abranger todos os temas que estão em cima da mesa. Estes pontos servem de ponto de partida para continuar o debate e a crítica à nossa atividade. Queremos aproveitar também para homenagear as pessoas que dedicam parte do seu tempo ensinando e transmitindo conhecimento de Marketing para novos integrantes do segmento. Muito obrigado.

Na Acertiva também estamos imersos nesta pausa para compreender o nosso papel e realizar ações que nos permitam, a partir do local onde estamos, apoiar a formação de alunos e novos quadros que nos procuram para pedir conselhos e apoio na sua formação. Agora, se você deseja desenvolver um projeto, pode nos escrever agora mesmo. Responderemos a você sobre como juntos escreveremos sua próxima história de sucesso.



Fotografía de un cuaderno y dos lápices. Imagen de Monika en Pixabay. (Español) / Fotografia de um caderno e dois lápis. Imagem de Monika no Pixabay. (Português) / Photograph of a notebook and two pencils. Image by Monika on Pixabay. (English)