O Que A Pesquisa De Mercado Pode Fazer Pela Sua Marca?

2022 começa como uma oportunidade para definir metas e fazer mudanças positivas. Não são poucas as pessoas que estabelecem o mês de janeiro como o momento ideal para iniciar vários hábitos que vão desde fazer exercício físico ou iniciar um plano de poupança. As empresas não devem ser a exceção. Embora a melhoria nas marcas seja geralmente um processo contínuo e não regida pelos mesmos tempos que os indivíduos, eles podem aproveitar os primeiros dias do ano para fazer uma avaliação.

O inventor da escala de temperatura absoluta é creditado com a seguinte frase: “O que não é definido não pode ser medido. O que não é medido não pode ser melhorado. O que não é melhorado, é sempre degradado». Muitas empresas entendem bem esta máxima e por isso investem em estudos de mercado para conhecer o mais profundamente possível o seu setor e assim estabelecer planos de mercado com objetivos claros e com vista ao crescimento.

É para este último que a pesquisa de mercado é considerada um investimento que, se realizado corretamente, pode reduzir a incerteza e os riscos na hora de empreender e dar continuidade aos esforços. Aqui estão alguns exemplos de estudos que podem render dados úteis para a melhoria de processos e definição de ações para sua marca.

  • Consciência da marca. Pode parecer óbvio, mas muitas marcas não sabem ao certo seu posicionamento ou percepção entre seus consumidores. Saber com quais valores e adjetivos uma empresa é descrita por quem a consome acaba sendo uma área de oportunidade para muitos. Na melhor das hipóteses, a ideia que se tem de uma marca se vinculará em maior ou menor grau com o que foi criado. Conhecer esse tema em primeira mão é a base para o restante dos planos que uma empresa estabelece.
  • Definição de consumidor-alvo. Outro elemento que muitas vezes é assumido é a caracterização do cliente-alvo. O desconhecimento da demanda pode levar a campanhas de comunicação direta ou pontos de venda em segmentos que não têm interesse no que é oferecido. Quanto mais detalhada for a caracterização das pessoas a quem se deseja abordar um bem ou serviço, mais efetivas serão as ações de prospecção e planejamento.
  • Satisfação do consumidor. Uma vez que uma clientela base tenha sido assegurada, é hora de aprender sobre a experiência do consumidor. Ignorar as preocupações e experiências que os consumidores têm pode resultar em desacordos insuperáveis ​​se passar muito tempo. Por isso, projetos nos quais a resposta do cliente é avaliada podem gerar dados e informações inestimáveis ​​ao realizar mudanças que aumentam a fidelidade e o crescimento da empresa.
  • Localização. Um dos quatro «p’s» tradicionais é aquele que se refere à praça. A cada dia o conhecimento do espaço ganha mais peso como fator determinante para a tomada de decisões dentro das marcas. Existem sites mais acessíveis que outros e alguns que concentram mais consumidores em busca do que uma marca oferece do que outros. Saber responder à pergunta “onde” permite que os recursos de uma empresa se concentrem naqueles lugares onde realmente vale a pena investir para obter os melhores resultados.
  • Custos de terceirização. Às vezes, as marcas simplesmente precisam de fornecedores que lhes permitam cumprir suas tarefas de pesquisa de mercado com a maior otimização de custos e tempos. Se neste processo se obtém a experiência de uma equipa totalmente dedicada a projetos deste tipo, melhor ainda. Nesta área existem serviços e entregáveis ​​como recrutamento, moderação, tradução, realização de entrevistas no terreno, desk studies, entre outros.

Desde 2003 a Acertiva oferece soluções de Pesquisa de Mercado na América Latina. Contamos com uma equipe de analistas e aliados estratégicos regionais que nos permitem ajudar as marcas a atender suas necessidades com a máxima customização possível. Atinja seus objetivos de conhecimento e compreensão dos clientes, mercado e concorrência conosco. Entre em contato hoje para lhe dizer como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.



Deja una respuesta