O Que A Pesquisa De Mercado Pode Fazer Pelo Seu Negócio?

Na vida das pessoas há uma série de acontecimentos que marcam um antes e um depois. O nascimento, o primeiro dia de aula, a formatura, o casamento e a chegada dos filhos são alguns dos marcos mais comuns. No entanto, alguns acrescentam a esta lista a fundação de um negócio ou empresa. Todos são livres para escolher o turno e o segmento em que se desenrolará. A incerteza é uma parte inevitável do início de muitos empreendimentos e a Pesquisa de Mercado ajuda a reduzi-la.

Embora não seja possível até hoje prever 100% o comportamento dos consumidores e mercados, o que se pode fazer é antecipar as principais tendências que motivam as decisões de compra. Além disso, é possível prever algumas situações para que comerciantes e industriais possam se preparar para muitas situações e sair delas mais fortes. Aqui estão cinco razões pelas quais você deve investir em Pesquisa de Mercado quando estiver pensando em lançar sua marca.

  1. Seja claro sobre sua oferta de valor. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes o conceito de empreendedorismo é vago, mesmo nos primeiros momentos de várias tentativas. Nestes tempos de alta competitividade, não basta abrir uma loja física ou uma loja online oferecendo o que dezenas ou centenas já fazem ao mesmo tempo. Além disso, às vezes o erro de cobrir um catálogo extremamente grande de produtos é cometido e isso impede que as pessoas saibam por que devem escolher você em vez de outros concorrentes semelhantes. Entregas muito rápidas, uma marca muito atrativa, qualidade superior ou atendimento cativante são alguns exemplos de ofertas de valor que podem fazer a diferença.
  2. Estabeleça seu consumidor-alvo. Talvez seja outro tipo de área de oportunidade manual, mas é muito comum ver entre quem abre um negócio que não definiu o perfil para quem sua oferta de produtos ou serviços é direcionada. Embora pareça que esse fator não seja tão importante, muito mais decisões dependem dele do que se pensava inicialmente. A localização, a promessa de valor, a comunicação, a natureza da marca, entre outros elementos dependem disso. Não é a mesma coisa tentar atender, por exemplo, adolescentes em idade escolar ou donas de casa que moram na periferia.
  3. Escolha a melhor localização. Quando a maioria dos requisitos para abrir a porta do novo negócio já está coberta, ainda é preciso saber onde é conveniente estabelecer a primeira filial. Nesta etapa é fundamental ter um conhecimento empírico e objetivo das condições do espaço escolhido. Se for um espaço físico, os locais que são facilmente acessíveis ao maior número possível de consumidores-alvo são geralmente selecionados. Por outro lado, se for uma loja virtual, é conveniente saber em qual plataforma e com qual design começar a oferecer.
  4. Dê personalidade à sua marca. Embora às vezes essa etapa pareça reservada apenas para grandes empresas, a identidade é uma tarefa que não pode ser negligenciada. Embora sejam investigadas as melhores condições para um empreendimento, mas ele não nasce com nome e características distintivas, pode gerar confusão entre insiders e outsiders. Além disso, se um bom design de marca for feito, ele pode se tornar um ativo muito valioso ao longo do tempo.
  5. Identifique sua concorrência. Enfim, na hora de empreender sempre valerá a pena todo o trabalho do mundo para identificar os concorrentes; sejam eles diretos ou indiretos. Embora as cinco etapas listadas acima estejam claramente definidas, se os demais empreendimentos não forem conhecidos em detalhes, corre-se o risco de repetição de erros que podem ser evitados. Além disso, você pode evitar cair em lugares comuns que podem fazer os consumidores pensarem que o que você oferece é algo repetitivo e chato.

Nas cinco tarefas indicadas acima, você pode obter ajuda da Pesquisa de Mercado. Em alguns casos em que os investimentos bancários entram em jogo, será mesmo um requisito essencial para aceder aos recursos. Seja através de estudos de gabinete, entrevistas em campo ou pesquisas qualitativas, é sempre mais lucrativo investir em projetos que ajudem a tirar o máximo de dúvidas possível antes de abrir uma empresa. Na Acertiva temos mais de 18 anos de experiência na área. Escreva-nos hoje para dizer como juntos podemos criar sua próxima história de sucesso.



Deja una respuesta