Quais São As Características Dos Estudos De Mercado Com Empreendedores?

Quando pensamos em Estudos de Mercado, normalmente imaginamos projetos no segmento de atendimento ao consumidor final ou varejo. Um exemplo de setores desse tipo é o retail. A realização destas investigações implica normalmente que contactemos um grupo alargado de consumidores de forma a obtermos conclusões estatisticamente válidas.

Porém, há outro setor que também interessa aos analistas. Este é o segmento Business-to-business ou B2B. Nesta categoria, trabalhamos com empresas que possuem interações com outras empresas. Abordar esse segmento de consumo apresenta alguns desafios adicionais para qualquer projeto ou estúdio tradicional.

Por isso, listamos hoje quatro características que não devemos perder de vista ao desenvolver ou planejar um estudo com esse tipo de participante.

Tamanho da amostra. Em geral, em estudos que envolvem a participação de empresários e gestores, o tamanho da população costuma ser muito pequeno. É por isso que não podemos pensar na maioria dos cenários como amostras probabilísticas. Claro, se houver áreas em que o tamanho do universo permita estabelecer alguma amostragem probabilística, ela poderá ser escolhida. Caso contrário, são utilizadas metodologias de recrutamento como bola de neve e convite por meio de Associações e Câmaras Setoriais.

Perfil dos entrevistados. Quando realizamos estudos com consumidores, via de regra é de certa forma fácil acessar um número significativo deles porque os filtros para colaborar conosco não costumam ser muito rígidos. Da mesma forma, e como referimos no ponto anterior, existe um número significativo de potenciais participantes que podemos desafiar. No entanto, quando trabalhamos com empresas, isso é diferente, pois estamos olhando para participantes que têm agendas muito ocupadas. Devido ao exposto, mais tempo e recursos devem ser investidos para convencê-los.

Considere incentivos atraentes. Os presentes que são contemplados para as pessoas comuns não nos ajudarão na hora de agradecer a colaboração dos empresários. Essas pessoas realmente não precisam disso. Portanto, outros tipos de estímulos devem ser considerados como algum tipo de informação ou dado que possa ser útil na hora de tomar suas decisões e que não comprometam os propósitos de nossa pesquisa.

Garanta a Privacidade em todos os momentos. Quando trabalhamos com pessoas que se dedicam a dirigir e gerir empresas, devemos ter muito cuidado com o tratamento de dados pessoais e empresariais. Devido ao seu perfil e às atividades que essas pessoas realizam, não podem ser vistos pelo público; mais em regiões como LATAM onde uma exposição indesejada pode resultar em algum tipo de dano contra você.

Não é fácil encontrar agências de Pesquisa de Mercado que consigam trabalhar com o setor B2B. Sabemos que é uma área em que temos de redobrar esforços para oferecer mais e melhores soluções de acordo com as necessidades de um número cada vez maior de clientes.

Na Acertiva estamos cientes dessas dificuldades e por isso oferecemos estudos exploratórios para alguns segmentos empresariais e industriais. Venha conosco conhecer nossa experiência na área e colocar à sua disposição nossos mais de 20 anos de experiência conhecendo os mercados latino-americanos; Principalmente do Brasil e do México. Vamos escrever sua próxima história de sucesso juntos.



Fotografía de un hombre de negocios frente a las persianas de su oficina. Imagen de mhouge en Pixabay. (Español) / Fotografia de um empresário em frente às persianas de seu escritório. Imagem de mhouge no Pixabay. (Português) / Photograph of a businessman in front of the blinds in his office. Image by mhouge on Pixabay. (English)