Conhecer os consumidores pode ser uma tarefa muito complexa e emocionante. Como muitas outras ciências sociais em pesquisa de mercado, os meios para investigar o comportamento das pessoas podem ser muito variados e diferentes uns dos outros. A utilização de uma metodologia estará intimamente ligada aos objetivos a serem alcançados, aos recursos disponíveis para a realização do projeto e às circunstâncias que prevalecem no local de estudo.
Pudemos observar uma mudança de paradigma com a chegada da crise sanitária que parece começar a diminuir em algumas regiões do mundo. Antes desse momento, muitos estudos na LATAM eram realizados presencialmente. Com a chegada dos bloqueios e do distanciamento físico, a região foi impulsionada a implementar metodologias virtuais com mais regularidade e isso envolveria o mínimo contato físico entre pesquisadores de campo e pessoas.
No entanto, apesar disso, há uma série de formas de obtenção de informações que, por suas exigências ou limitações presentes em vários países da América Latina, geralmente não são realizadas pelas marcas. Aqui estão cinco metodologias de pesquisa de mercado pouco utilizadas em nossa região.
- Etnografia tradicional. Envolve o acompanhamento de uma pessoa ou grupo de pessoas por um etnógrafo pelo tempo indicado pelo estudo. O papel do analista é registrar os motivadores e limitadores, principalmente de natureza emocional, que direcionam as decisões do sujeito de análise. É uma metodologia invasiva para a idiossincrasia latino-americana e exige que a pessoa convidada a participar saiba a todo momento o que é exigido dela e conceda todas as permissões para ser acompanhada de forma clara e por escrito.
- Neuromarketing. Embora tenha tido um boom há alguns anos, sua aplicação permite identificar fatores que as pessoas tendem a silenciar ao tentar abordá-lo usando outras metodologias. Requer equipamentos e pessoal altamente treinado para poder implementá-los. Tem algumas variações como a análise in loco de um grupo de participantes aos quais serão aplicadas algumas análises especializadas para conhecer sua resposta neurológica a alguns estímulos. Nesta categoria também encontramos os mapas de visão de calor dos consumidores em frente a uma prateleira ou estímulo visual.
- Mystery shopper via aplicativo. Metodologias autoaplicáveis têm aumentado sua participação no mercado diante das atuais condições de saúde. O cliente mistério aplicado por telefone envolve o recrutamento, treinamento e envio das pessoas em estudo para que também participem como analistas na coleta de dados e informações nos pontos de venda. Uma vantagem desse meio é que, ao coletar os dados da perspectiva dos próprios consumidores, os resultados não são tendenciosos pela visão objetiva do pesquisador experiente.
- Tracking de testes de produtos. Essa metodologia consiste no envio de um pesquisador de campo, recrutado ou não, à casa do consumidor para entregar os testes do produto de acordo com um cronograma. Após cada retorno, o pesquisador preencherá um questionário com os dados da experiência do produto testado e entregará o seguinte teste ao final. Essa forma de realizar estudos de mercado envolve a logística para dosagem, rotulagem e distribuição dos testes. Além disso, várias páginas de entrevista devem ser consideradas, pois 100% dos convidados não terminarão o rastreamento por vários motivos.
- Business-to-business (B2B). A pesquisa de mercado nem sempre é voltada para os consumidores. Vários projetos contemplam a abordagem de gestores e tomadores de decisão dentro de marcas ou empresas. Embora pareça que estamos falando de uma mera mudança de assunto em análise de pesquisa, devemos lembrar que, dado o perfil dos envolvidos no campo B2B, os mesmos mecanismos de contato e coleta de dados não podem ser abordados como em estudos médios. A aplicação desse método requer uma rede de contatos especializada, conhecimento de vocabulário técnico, uso de comunicação e códigos de vestimenta exigidos pelos sujeitos em análise.
Na Acertiva tivemos a oportunidade de executar várias das metodologias listadas acima por quase duas décadas de desenvolvimento profissional na América Latina. Temos acompanhado diversas agências e consultorias como aliado regional para realizar seus estudos com sucesso. Escreva-nos hoje para que você possa nos dizer quais são suas necessidades de pesquisa e podemos lhe dizer como juntos podemos estabelecer uma aliança estratégica na LATAM.
Short Link: