Em linguagem coloquial, dados e informação tendem a ser indiscriminados. No entanto, os mais instruídos, e mesmo aqueles que consultam um dicionário de tempos em tempos, podem perceber suas diferenças.
Os dados, como tais, são uma característica isolada de uma entidade ou ser e, por si só, não nos permitem mudar nossa compreensão. Por exemplo, podemos dizer que uma casa tem apenas um andar, mas não nos aproxima de uma caracterização global dela. Hoje, muitos de nós têm acesso a um grande número de dados: pessoas, maçãs, países, organizações. É até possível criar suas próprias bases com instrumentos feitos por um.
Agora, a informação é um conjunto de dados analisados e sintetizados por um especialista que permitem o acesso a novos conhecimentos sobre um tópico específico. Por exemplo, seguindo o exemplo da casa, se também soubermos que possui piso de terra, mais de vinte pessoas moram nela, não possui acesso à internet, possui menos de seis luzes, não possui carro ou banheiro para uso exclusivo de Seus habitantes nos permitem assumir que é uma família socioeconômica média-baixa a baixa.
Este exemplo, embora bruto, nos permite entender a diferença entre dados e informação. A pesquisa de mercado permite o acesso a informações que, de outra forma, estariam simplesmente em enormes bancos de dados que podem nos contar pouco. Se você precisar de suporte para tirar o máximo proveito dos seus dados e até obtê-los, entre em contato.
Short Link: