Em fevereiro deste ano, falamos sobre algumas dicas para um bom briefing neste blog (veja a entrada aqui). Entretanto, existem alguns pontos que acreditamos que podem ser adicionados às recomendações feitas na época para fazer uma boa solicitação de pesquisa de mercado. No final, o provedor que você escolher pode se tornar um dos seus melhores aliados ao tomar decisões.
- O timing é importante. Embora hoje a máxima «menos é mais» seja amplamente usada, dificilmente poderá ser aplicada em todos os casos se nos referirmos ao tempo. É conveniente projetar um estudo com os tempos apropriados exigidos por cada estágio. A compactação dos tempos de estudo para cumprir um deadline nem sempre é uma boa ideia. Nesta área, incluímos a execução dos diferentes estágios nos momentos em que as diferentes partes não podem coincidir. Portanto, é necessário estar ciente do calendário (fornecedores, consumidores e interno); Isso inclui fornecer a identificação de fornecedores adequados.
- Uma chamada nunca é deixada. Hoje em dia, é comum ver que o briefing pode ser reduzido ao preenchimento de formulários, tanto para o consumidor quanto para o fornecedor. Embora esse seja o caso, sempre haverá elementos que você não pode incluir em um formato pré-estabelecido. Uma conferência entre ambas as partes pode ser a diferença entre uma proposta bem-sucedida e uma que não.
- Considere investir em um estúdio sindicado. Em alguns casos, os requisitos de dados e informações são regulares e constantes ao longo do tempo. Portanto, você pode considerar investir em um serviço permanente com seu provedor de pesquisa de mercado. Dessa forma, você garante um fluxo constante de entradas que permitem adaptar-se às mudanças no mercado à medida que elas ocorrem.
- Veja seu provedor como uma extensão do seu grupo de trabalho. Embora alguns clientes tenham um departamento de pesquisa interno há muito tempo, nunca é demais ter um portfólio de fornecedores ou um único fornecedor de base para tarefas que não podem ser realizadas em casa. Às vezes é mais saudável ver o trabalho dedicado a um briefing como a negociação de um casamento a curto e médio prazos.
- É válido dizer não. É natural que nem todos os fornecedores ofereçam o melhor produto ou serviço para o requisito solicitado. Informe o seu provedor que o briefing realizado não atende às suas necessidades e agradece a atenção deles. Quem sabe. Nesta ocasião, não foi possível formalizar um projeto, mas, no futuro, talvez pudesse.
Se você tiver dúvidas, pode entrar em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.
Short Link: