O que um geógrafo de pesquisa de mercado pode fazer?

Pesquisa de mercado é uma atividade multidisciplinar. Além dos profissionais de marketing, há uma lista de profissionais essenciais hoje no desenvolvimento do sindicato. Os geógrafos são um membro destacado do grupo de especialistas que muitos mantêm por perto. Esse é o impacto que o geomarketing é uma especialização que muitos de nós conhecemos pelo menos de uma maneira básica. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerar incluir um (ou mais) especialista em Geografia em sua equipe de pesquisa de mercado.

  1. Eles são especialistas em responder à pergunta «onde». Longe vão os dias em que você só precisava aprender e descobrir vários elementos do espaço físico. Hoje, os analistas do território têm ferramentas e habilidades que lhes permitem fornecer a base mais sólida possível para a resposta à pergunta «onde».
  2. Eles têm habilidades de observação altamente desenvolvidas. Entre os especialistas, os geógrafos tiveram a necessidade de treinar sua capacidade de observar detalhes para informar seus estudos. Essa capacidade permite, entre outras coisas, detectar variáveis ​​que para a maioria delas podem ser óbvias ou não visíveis, dada sua presença permanente. Eles também tendem a notar falsas causalidades das quais muitos podem escapar.
  3. Eles podem ler e criar mapas temáticos. Muitos afirmam com razão que os geógrafos usam mapas como sua linguagem natural. Com eles, eles são capazes de destacar características e elementos de interesse para uma análise territorial do consumidor e dos produtores. Eles são mesmo hábeis em ler mapas de outros autores com maior profundidade e tirar o máximo proveito deles.
  4. Sistemas de Informação Geográfica (SIG) dominam. Durante o boom do GIS, muitos profissionais conseguiram dominar os recursos mais solicitados que esses softwares oferecem. No entanto, quando é necessário ir para funções avançadas ou para resolver problemas aparentemente simples, os geógrafos são os únicos a dar uma solução. São eles que entendem o verdadeiro fundamento e funcionamento desses programas quando lidam com seu objeto elementar de estudo: o espaço.
  5. O trabalho de campo faz parte de sua vida. É verdade que existem geógrafos de mesa. No entanto, muitos mais têm tabelas suficientes para o trabalho de campo. Eles sabem sobre otimização de recursos, gerenciamento de pessoal, localização em lugares desconhecidos graças à cartografia, interpretação correta dos elementos da paisagem e tolerância à frustração em longas sessões na estrada.
  6. Eles próprios são profissionais multifacetados. Para responder à pergunta «onde» os geógrafos devem saber também responder à pergunta «com o que ela está relacionada». Talvez para esta última idéia seja que eles são acusados ​​de «todologistas». Não é incomum um geógrafo de base ter experiência suficiente para entender e usar dados de áreas do conhecimento que, a princípio, podem parecer tão distantes entre si quanto geomorfologia, meteorologia, climatologia, sociologia, política e antropologia, entre outras.
  7. Eles são cientistas sociais. Embora muitos possam se decepcionar com a resposta, a Geografia é na verdade uma ciência social. Freqüentemente, na educação fundamental, aprendemos que essa área de conhecimento é responsável por rios, montanhas, capitais e onde estão os recursos. Na realidade, essa concepção está mais próxima das ciências naturais ou exatas conhecidas como Ciências da Terra. A geografia é na verdade a ciência social que estuda os espaços como construções sociais e é um gêmeo da história. Portanto, ela não é estranha quando interage com disciplinas como Economia e Marketing.

Se não for possível incluir um geógrafo em seu círculo de trabalho, é possível adquirir serviços de geomarketing através de algumas agências. Dê a si mesmo a oportunidade de descobrir o que a Geografia pode fazer pela sua marca.

Imagen de ptra en Pixabay.