Se uma palavra pudesse descrever o ano de 2020, seria «inesperado». Os fatos que vimos até hoje confirmam essa afirmação. O planejamento do projeto de pesquisa deve incluir uma seção que inclua ações de resposta a mudanças que estão além do controle da organização ou pessoa que as executa. No entanto, esses últimos meses representaram um verdadeiro desafio para todos.
A solução imediata que várias pessoas aplicaram foi parar as actividades que iam contra as indicações das autoridades sanitárias de cada país. No entanto, a duração prolongada da contingência obrigou a maioria a retomar de uma forma ou de outra o seu dia a dia com os riscos e custos que isso representa. Em geral, o retorno às atividades representou um aumento nas despesas com suprimentos como máscaras faciais ou desinfetantes.
Por outro lado, em grandes projetos não havia muitas opções. Muitos pensaram que o fim da quarentena chegaria em algumas semanas. Como não houve possibilidades de retomar em curto prazo a celebração presencial de grandes eventos, não houve outra opção que não a sua transferência para o meio digital ou cancelamento formal. Essas alternativas representavam trabalho e despesas adicionais, mas não eram opções realistas e de tamanho único.
Como falamos em outras entradas do nosso blog, este ano os Censos Nacionais foram planejados no México e no Brasil. No caso brasileiro, a pesquisa foi adiada para o ano seguinte com o devido atraso na disponibilização de dados demográficos atualizados. Não deveria ter sido tarefa fácil para o Comitê Organizador, com sede no Rio de Janeiro, assumir essa resposta, uma vez que implica em grandes investimentos de pessoal, tempo e recursos. Um censo é um dos poucos exercícios para coletar dados demográficos que envolvem todas as famílias de um país.
Um Censo Geral da População não é um evento que pode ser cancelado assim. Por ser o principal insumo para a tomada de decisões na Administração Pública e uma referência muito valiosa para pesquisas de mercado, não é permitido o cancelamento de qualquer edição. Apenas uma grande conflagração poderia justificar uma medida dessa magnitude. Embora não seja o único exercício massivo afetado pela pandemia.
Os Jogos Olímpicos também tiveram que reajustar seu calendário. Por isso, a Olimpíada de Tóquio terá que se estender até meados de 2021 para preservar a saúde dos participantes e garantir a viabilização do maior e mais importante evento esportivo da atualidade. Apesar dessas medidas, o preço dessa mudança na agenda esportiva internacional ainda não é conhecido.
Na Acertiva, sabemos que a pesquisa de mercado é uma atividade que não pode parar. Os consumidores continuam atendendo às suas necessidades. Conhecer este último é uma tarefa que nunca dorme. O adiamento ou cancelamento de projetos não é viável ou aceitável para marcas e empresas. É por isso que desenvolvemos uma nova solução que ajuda nossos clientes a continuar com a coleta de dados e informações. Em alguns dias lançaremos mais novidades a respeito. Convidamos você a conhecer nossos canais de comunicação para saber mais.
Short Link: