7 técnicas projetivas para análise qualitativa

Investigar o que as pessoas pensam e não verbalizam costuma ser uma tarefa complexa. O analista qualitativo é o especialista para atender a esse tipo de necessidade de informação. Ao contrário da análise quantitativa que requer um grande número de respondentes e perguntas predefinidas com respostas pré-codificadas (em vários casos), a análise qualitativa busca aprender sobre as ideias por meio de entrevistas flexíveis, não estruturadas e abertas.

Como não é aconselhável fazer perguntas tão diretas aos participantes de estudos qualitativos, os respondentes costumam ser convidados a realizar exercícios que, indiretamente, permitem ao analista investigar o que as pessoas percebem e não sabem expressar com palavras . Compartilhamos com vocês sete exercícios sobre técnicas qualitativas que serão úteis na condução desse tipo de pesquisa.

  1. Agrupamento. Os participantes da sessão são apresentados para organizar os itens em uma lista em conjuntos. Uma vez agrupados, os critérios usados ​​para atribuir este ou aquele elemento a um grupo são investigados.
  2. Descreva como uma pessoa. Neste exercício, os respondentes são solicitados a descrever um item como se fosse uma pessoa. Eles são convidados a definir seu gênero, sua aparência, sua personalidade, seu estilo de vida, seus valores, etc.
  3. Breve definição. Consiste em pedir aos participantes que descrevam um determinado elemento em poucas palavras (podem ser três ou cinco adjetivos). Os adjetivos podem ser totalmente gratuitos ou limitados a categorias específicas: aparência física, personalidade, emoções, entre outros.
  4. Recomendação. Os entrevistados são convidados a argumentar em suas próprias palavras para quem e por que eles recomendariam usar ou conhecer um determinado item de interesse.
  5. Mapas mentais. Esta atividade geralmente requer entradas como um quadro-negro, flip chart ou um aplicativo de trabalho colaborativo no qual os participantes elaboram um esboço de ideias e conectores sobre o elemento em estudo.
  6. Colagem. Os entrevistados criarão uma montagem de recortes que representa o que eles percebem ou pensam de um item. Para as sessões presenciais, serão utilizadas revistas, jornais, papel colorido, cola e tesoura. Para sessões virtuais você pode usar um aplicativo de desenho ou pedir a cada participante para fazer sua colagem onde quer que esteja.
  7. Completar / fazer frases. Quer sejam propostas frases incompletas ou solicitadas a serem criadas do zero, os participantes são convidados a completar ou fazer frases curtas com base em sua experiência ou expectativa de um determinado item.

Deve-se notar que as respostas a essas técnicas requerem um moderador experiente para garantir que os participantes nas sessões de estudo qualitativo sejam capazes de se expressar da forma mais espontânea e natural possível. Desta forma, garante-se que as descobertas representem melhor as ideias, emoções e sentimentos que as pessoas tendem a manter em silêncio em outras circunstâncias.

Da mesma forma, deve ser lembrado que as idéias obtidas durante esses exercícios requerem a interpretação do analista qualitativo. Com base em sua experiência, ele delineará os dados e informações que podem ser usados ​​posteriormente para a tomada de decisões. Na Acertiva, temos especialistas em técnicas qualitativas prontos para atender às suas necessidades de pesquisa de mercado. Entre em contato conosco e descubra como podemos ser seus aliados em seu próximo estudo.