A América Latina, ou LATAM por sua sigla em inglês, é uma região muito grande do mundo. As variáveis usadas para definir se um país faz ou não parte dessa região é que ele está localizado no continente americano e que sua população fala uma língua românica ou derivada do latim. Seguindo esses parâmetros, todos os países da América, exceto Canadá, grande parte dos Estados Unidos, Jamaica, Guiana, Suriname e alguns outros países insulares fazem parte desse território.
Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru juntos representam quase 80% da economia da região por seu Produto Interno Bruto em 2021 com base em dados do Banco Mundial. É por isso que um grande volume de Pesquisas de Mercado realizadas na LATAM foca nesses mercados. Outras áreas de interesse são a América Central (muitas vezes tendo como ponto de partida a Guatemala), a República Dominicana no Caribe e os Estados Unidos, onde cresce o número de consumidores que falam espanhol.
A língua com mais falantes na área é o espanhol. Este idioma é falado em um grande número de países e permite que documentos e materiais sejam compartilhados em várias latitudes sem a necessidade de maiores ajustes de tradução ou regionalização por dialetos. A segunda língua com maior número de falantes é o português. Embora essa língua também seja falada em Portugal, é preciso ter cuidado ao trocar materiais dos dois lados do Atlântico, pois o português brasileiro tem várias diferenças em relação ao usado na Europa.
Ao contrário de outras geografias onde o tamanho do mercado é maior e há homogeneidade nos costumes, na América Latina cada país mantém práticas nacionais ou regionais que só quem lá nasceu ou viveu por muito tempo é capaz de reconhecer e realizar. É lugar comum nas postagens de blogs de migrantes documentar os impactos culturais sofridos para tornar seus os hábitos do país latino-americano que os acolhe; mesmo que a pessoa que relata este fato seja outro latino-americano. Por isso, é fundamental em estudos de mercado aplicados simultaneamente em vários países da área, que os conceitos e detalhes sejam legíveis e compreensíveis por respondentes de diferentes países.
Outras áreas de oportunidade na região é que, como não é um pequeno conglomerado de vários países, cada um aplica a legislação e as políticas nacionais. Isso torna complexa a realização de estudos de mercado internacional, pois o que é permitido em um país no vizinho pode não ser e vice-versa. É por esta situação que em algumas investigações é solicitada uma seção de legislação porque as marcas que as solicitam devem estar cientes dos procedimentos e marcos legais que devem considerar em seus planos de negócios, além das constatações que os consumidores e concorrentes apresentam .
Medir o nível socioeconômico dos países latino-americanos representa outro desafio para os analistas de mercado. Dadas as diferenças entre as associações e as realidades nacionais, ainda não existe uma regra padronizada que permita fazer equivalências precisas entre as escalas de classificação atualmente utilizadas. É verdade que esta situação não é exclusiva da LATAM, mas na prática costuma ser um dos aspectos que mais se destaca quando se realizam investigações em nosso território.
Ter aliados regionais que conheçam essas e outras peculiaridades da América Latina é um trunfo muito valioso para quem decide se aventurar na região. Acertiva tem quase 20 anos de experiência na LATAM. Escreva-nos hoje para que você possa nos contar sobre suas necessidades e nós lhe diremos como podemos ser seu provedor de pesquisa de mercado.
Short Link: