Desafios De Pesquisa De Mercado Com Níveis Elevados

O universo de consumidores é formado por pessoas de diferentes níveis socioeconômicos. A maior parte da população pertence a níveis médios a baixos. Por isso, são grupos que não representam um desafio de contacto; mesmo que seja necessário um grande número de indivíduos. Porém, existe um segmento que, devido ao seu pequeno tamanho, custa mais esforço para ser alcançado. Referimo-nos àqueles que fazem parte das camadas mais altas da sociedade.

Na América Latina este grupo pode ser menor, se possível. A quantidade de indivíduos nesse estrato não é o único obstáculo para os pesquisadores que precisam trabalhar com eles. Como já é do conhecimento popular, os nossos territórios sofrem de certos índices de segurança que nos obrigam a tomar precauções adicionais no dia a dia. Por essas e outras razões, listamos em nossa postagem semanal no blog quatro elementos para fazer estudos de alta renda.

Conceito. Pode parecer óbvio para alguns, mas determinar quais características as pessoas com alto nível de aquisição deveriam ter pode ser problemático. Isto faz mais sentido quando queremos trabalhar com as regras de pontuação das Associações de Pesquisa de Marketing de cada país. De acordo com estes instrumentos, muitas pessoas que não correspondem ao estereótipo de pessoas ricas podem ser consideradas como tal. Por isso, às vezes, o fato de essas pessoas consumirem determinadas marcas ou terem um determinado valor mínimo de gastos por mês são considerados filtros.

Experiência. Lidar com pessoas no topo da escala social pode ser uma área de oportunidades. Este último é explicado porque os consumidores deste setor não costumam conviver com outras pessoas além deles próprios e, portanto, possuem códigos e costumes que podem resultar em obstáculos para um analista pouco versado ou desinformado sobre tal grupo. Embora não seja necessário que os investigadores pertençam a um nível elevado, devem ter a experiência necessária para coexistir com eles na maior igualdade de circunstâncias possível.

Incentivos. Quando trabalhamos com pessoas comuns, podemos pensar em incentivos tradicionais para reter a sua atenção. No entanto, pessoas que às vezes veem o trabalho como uma tarefa opcional não necessitam de nenhum presente ou promessa de presente para colaborar em nossos estudos. Pessoas de classes ricas podem apreciar mais uma experiência inovadora ou ter acesso a alguns dos resultados da investigação.

Orçamento. O investimento de um estudo pode ser diretamente proporcional a determinados parâmetros. O nível econômico dos participantes é um deles. Quanto menor, inacessível e com pouco interesse em ganhar uma recompensa pela participação em nossos projetos, o público-alvo obriga os idealizadores dos protocolos de pesquisa a serem mais criativos para atingir os objetivos sem exigir preços inacessíveis.

A pesquisa de mercado com membros de grupos muito pequenos ou restrições de contacto é uma oportunidade para uma agência ou grupo de investigadores testar as suas capacidades; ainda mais se este tipo de tarefas estiver fora da sua área habitual de prática. Quando falamos de equipas dedicadas a este segmento, podemos dizer que dispõem de fornecedores de alto nível como espaços exclusivos ou restaurantes como catering adequado.

Na Acertiva tendemos a focar nos consumidores da maioria da população devido às nossas áreas de atuação. No entanto, ocasionalmente trabalhamos com pessoas como as descritas hoje. Isso foi possível porque encontramos informantes dessa natureza em segmentos como farmacêutico e educacional. Se você tem um projeto de Market Research para LATAM em breve, entre em contato conosco. Em resposta, contaremos como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía de un yate. Imagen de zheng guo en Pixabay. (Español) / Fotografia de um iate. Imagem de zheng guo no Pixabay. (Português) / Photography of a yacht. Image by zheng guo on Pixabay. (English)