A Pesquisa de Mercado é uma disciplina com múltiplas ferramentas e metodologias à sua disposição para solucionar as necessidades de marcas e pessoas. A escolha de um ou outro depende de muitas circunstâncias. Pesar as condições que envolvem um projeto é tarefa do analista que, com base na sua experiência, escolherá os melhores meios para resolver as questões levantadas nos objetivos de um protocolo. Haverá momentos em que mais de um deles será escolhido e isso aumenta a complexidade dos estudos.
A lista de possibilidades é muito longa e aumenta com o passar do tempo. No final do século XX, as opções ainda estavam limitadas à tecnologia disponível. O uso de papel, canetas, gravadores de mão, máquinas de escrever, telefones analógicos e muitos outros eram a regra. Hoje em dia, o armazenamento de dados na nuvem, a inteligência artificial e os dispositivos informatizados facilitam a nossa tarefa. Por isso, hoje listamos quatro tipos de metodologias disponíveis para seus propósitos.
Segmentação. O mercado, salvo casos muito raros, é formado por diferentes grupos de pessoas com características comuns. Antes nem toda a atenção era dada a este tema devido às limitações dos tempos passados. Contudo, existem agora facilidades para abordar um número significativo de informadores representativos da população e executar projectos para identificar os segmentos existentes. A sua utilidade está em poder direcionar os esforços de comunicação e os planos de negócios de acordo com as verdadeiras necessidades dos consumidores.
Avaliação da marca. Marcas e empresas são pessoas jurídicas e hoje ganharam mais personalidade do que nunca. As próprias empresas têm uma ideia das características e valores que pretendem projetar nas pessoas através da sua oferta. No entanto, os consumidores podem ter uma percepção muito diferente. Avaliar se a expectativa corresponde à realidade é a alternativa para saber mais sobre ela. Isto é possível através de técnicas qualitativas e quantitativas.
Elasticidade de preço. As decisões das pessoas são atravessadas por muitas facetas. É do conhecimento de muitos que a componente emocional tem ganhado um peso considerável na tomada de decisões atualmente. Contudo, a componente racional não desapareceu e continua a pesar fortemente. O preço é um atributo sujeito ao raciocínio do consumidor. Identificar os custos máximos, mínimos e ótimos faz parte de investigações deste tipo.
Usos e atitudes. Cada pessoa é um mundo. Abordar a vida dos consumidores e a sua abordagem às opções disponíveis no mercado é uma tarefa bastante complexa. Apesar da grande variedade de abordagens, é possível elencar uma série de padrões. Aprofundar hábitos e motivadores nos permite traçar todo o caminho que leva alguém a optar por um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade do seu dia a dia.
Existem muitas outras opções que não cabem nesta postagem do blog. Em entregas futuras adicionaremos mais. Estes tornam possível encontrar resultados úteis para tomadores de decisão críticos para empresas e pessoas. Deve-se notar que não existem fórmulas universais que nos digam se um meio deve ser sempre utilizado em um determinado cenário. Cada projeto exigirá uma abordagem única e deverá ser justificado por especialistas na área.
Na Acertiva temos mais de duas décadas de experiência desenvolvendo estudos de mercado. Nossa região de especialidade é LATAM. Contamos com analistas e fornecedores estratégicos prontos para solucionar suas necessidades de conhecimento em Pesquisa de Mercado. Entre em contato conosco para nos informar sobre seus projetos futuros. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.
Short Link: