Hoje temos múltiplos meios para obter dados e informações das pessoas. Um desses mecanismos são as entrevistas. Existem muitos tipos de pesquisas por questionário. Hoje em dia, aquelas que podem ser feitas por meios remotos e digitais tornaram-se um grande nicho. Alguns exemplos desses meios são as entrevistas telefônicas assistidas ou CATI, na sigla em inglês. Dispomos também de painéis online onde os participantes respondem a questões e realizam tarefas de forma autónoma.
No entanto, um dos métodos mais tradicionais continua a manter a sua relevância na América Latina. Referimo-nos a entrevistas presenciais ou F2F. Uma parte da população da nossa região ainda não está completamente familiarizada com a internet e os dispositivos eletrônicos. Por isso, é necessário abordar esta parte do universo com os entrevistadores para colher suas impressões e comentários. Desta forma, elencamos quatro elementos que impactam um orçamento para coleta de questionários em campo.
Despesas de viagem. Geralmente, os estudos de mercado que envolvem trabalho presencial são realizados apenas em ambientes onde não é possível recolher insumos de outra forma. Por isso, enfrenta geografias um tanto inacessíveis a partir dos centros urbanos ou que estão em áreas com conflitos de segurança. Poucas equipes possuem cobertura permanente nessas localidades, por isso é fundamental considerar despesas com transporte, alimentação e hospedagem conforme o caso.
Questionários. O instrumento de aplicação assume especial peso neste tipo de projeto. Ao abordar populações fora da média, valerá a pena elaborar perguntas mais claras e concisas do que em qualquer estudo. Embora em estudos de campo seja comum abordar um grupo de pessoas específicas pela primeira vez ou pelas primeiras vezes, é uma boa prática aplicar pequenas listas de perguntas sem parecer repetitivo.
Dispositivos. Nesta área deve ser considerada a questão da programação e da plataforma com a qual será realizado o questionário. Este último representa maior peso dadas as capacidades dos instrumentos digitais escolhidos para trabalhar. Um smartphone não será tão útil quanto um tablet se for necessário mostrar estímulos audiovisuais aos entrevistados. O risco de roubo de dispositivos deve ser considerado da mesma forma. Por outro lado, caso opte pelo uso de papel e lápis, deve-se considerar os custos de impressão, manuseio e armazenamento das páginas físicas; além de captura e codificação.
Perfil. Caso não aceite uma amostra natural e quanto mais rigorosos forem os filtros para participação, maior será o esforço para completar as cotas desejadas. No âmbito dos objectivos da investigação, é melhor abordar a maioria das pessoas numa determinada população. Caso contrário, é um requisito inegociável investir mais tempo e recursos para abranger grupos de pessoas com características muito específicas.
O pessoal envolvido no trabalho de campo possui ampla experiência para realizar seus estudos de mercado. Há mais aspectos a serem considerados ao planejar um orçamento para entrevistas do que os declarados hoje. No entanto, vale a pena lembrar que devido às implicações destes projectos, eles são normalmente referidos como investimentos maiores do que os seus equivalentes em meios virtuais, uma vez que estes últimos podem prescindir de despesas como honorários de entrevistadores e despesas de viagem.
Na Acertiva temos mais de duas décadas de conhecimento em projetos como os descritos esta semana. Colocamos à sua disposição a experiência de nossa equipe de analistas e aliados estratégicos para que você alcance seus objetivos na LATAM. Se você tem uma ideia para um estudo de mercado, entre em contato conosco. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.
Short Link: