Quais Meios São Usados ​​Para Fazer Estudos De Viabilidade?

Algumas marcas buscam abrir novos pontos para oferecer serviços e produzir mercadorias. Esses investimentos geralmente são muito grandes. Isso ocorre porque são adquiridos bens e insumos como terrenos ou imóveis, móveis, máquinas e consumíveis. Porém, grande parte dos planos de abertura de novas localidades refere-se ao time de colaboradores que tornará realidade o lançamento das novas unidades.

Dada a grande incerteza que estes projetos representam, as empresas procuram responder ao maior número possível de questões através de Estudos de Mercado. Embora seja impossível dissipar todas as dúvidas sobre cada uma das circunstâncias ambientais, é possível controlar as variáveis ​​que mais influenciam o resultado. Portanto, listamos quatro meios pelos quais esses objetivos são alcançados.

Investigação de gabinete. É a forma mais tradicional e clássica de sanar dúvidas levantadas em estudos de viabilidade. Permite coletar todas as fontes disponíveis para fazer um inventário de dados e informações relacionadas ao tema de interesse. Contudo, é limitado pela abrangência, veracidade e atualidade dos documentos estudados. Por esse motivo costuma ser acompanhado de outros mecanismos.

Comprador Misterioso. Em muitos segmentos de mercado, os participantes mantêm sigilo e discrição em relação aos seus dados operacionais. Nesse caso, uma primeira forma de conhecer os concorrentes é formar analistas que irão até as unidades da marca relacionadas ao tema do projeto e atuarão como clientes. Geralmente eles realizarão todo o processo de compra e envolve um orçamento para aquisição de bens cujas características são informadas apenas aos consumidores.

Geomarketing. O elemento territorial é bastante relevante para decidir a forma como uma nova loja ou fábrica é estabelecida. Esses estudos incluem a maioria dos aspectos do espaço. Primeiro estão os recursos naturais que mencionamos em nossa postagem do blog na semana passada. Também estão incluídos aspectos sociodemográficos, como a população que pode ser potencial consumidora e que pode fazer parte da equipe de trabalhadores. Por fim, verifica-se se existem condições económicas e políticas adequadas nas proximidades.

Entrevistas aprofundadas. Caso o tema que pretendemos aprofundar seja de criação muito recente ou se os meios acima descritos não tenham sido suficientes para compreender plenamente o fenómeno que pretendemos compreender, utilizaremos técnicas qualitativas. Procuramos pessoas claramente especialistas nos assuntos ligados ao nosso objetivo e entrevistamo-los para obter as ideias e novidades mais recentes sobre o assunto.

Em função do andamento da pesquisa, os meios utilizados para cobrir os objetivos serão ajustados. Embora a princípio tenha sido escolhido um único mecanismo, outras alternativas podem ser adicionadas no meio da execução. Dentre estes, podemos até considerar a compra de bancos de dados, que devem ser considerados nos orçamentos em determinado momento. De qualquer forma, os analistas de mercado irão orientá-lo nesse sentido.

Na Acertiva temos mais de duas décadas de experiência conhecendo pessoas e marcas na LATAM. Nossa equipe de pesquisadores e aliados estratégicos especializados em Market Research estão prontos para atender suas necessidades em estudos e projetos do setor. Contate-nos hoje para nos contar sobre seus planos. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía de un cuaderno con una pluma encima y dos bolas de papel cerca. Imagen de congerdesign en Pixabay. (Español) / Fotografia de um caderno com uma caneta em cima e duas bolas de papel próximas. Imagem de congerdesign no Pixabay. (Português) / Photo of a notebook with a pen on top and two balls of paper nearby. Image by congerdesign on Pixabay. (English)