Algumas Considerações Sobre Testes De Produtos Do Central Place

Entre os muitos tipos de pesquisas de mercado que podem ser realizadas estão aquelas que testam sabores e cheiros entre os consumidores. Os testes organolépticos são bastante complexos e requerem uma utilização de recursos que um estudo médio não exige. Por esta razão, o seu desenvolvimento deve ser muito bem justificado e desenhado com detalhe suficiente para cumprir plenamente os objectivos declarados.

Estes projetos trazem maior complexidade, se ainda possível, quando são realizados em diversas geografias simultaneamente. Isso ocorre porque práticas semelhantes devem ser combinadas apesar da diferença de ingredientes e utensílios. Tendo em conta este e outros desafios que este tipo de avaliações impõe, elencamos quatro circunstâncias que devem ser tidas em conta na realização destas investigações.

Localização. Os sites são muito importantes. Além das regiões sobre as quais queremos saber informações, vale a pena pensar em quais territórios você deseja se aprofundar. Dentro dos países existem diferenças marcantes; ainda mais se considerarmos que os mercados de vários membros da LATAM são muito heterogêneos (os casos do Peru e do México, para citar alguns exemplos). Da mesma forma, o tamanho das populações-alvo pode levar suas conclusões em uma direção ou outra: não é a mesma coisa aplicar o mesmo projeto em São Paulo e em Presidente Prudente.

Espaço. A área onde se vão realizar os testes do produto deve permitir, na medida do possível, que todas as pessoas que participam tenham as mesmas condições ambientais. Caso contrário, podem ser acrescentados vieses que reduzem a qualidade dos resultados. Regra geral, vários testes são aplicados simultaneamente na mesma sala. Por outro lado, por vezes será necessário aplicar uma avaliação consecutivamente numa sala individual, aumentando a necessidade de recursos.

Sentidos. O cheiro e o sabor diferem muito de pessoa para pessoa. Até a vida de cada participante pode determinar o seu grau de sensibilidade. Algumas explicações incluem ter tido infecções que diminuem esses sentidos, como sinusite aguda ou COVID-19. É uma prioridade considerar isto para que os participantes possam fornecer dados aplicáveis ​​à maioria das pessoas. Também será necessário ter suprimentos para limpar o palato e o nariz entre a apresentação de uma amostra para outra.

Dieta. Vivemos num mundo onde o acompanhamento de hábitos de consumo alimentar muito particulares se tornou mais evidente. Fora da pesquisa de mercado, isso não representaria nenhuma complicação maior a não ser para o consumidor que opta por uma ou outra dieta. No entanto, para determinadas categorias é fundamental garantir que os participantes do estudo não tenham impedimentos de consumo devido a alergias ou a determinados grupos alimentares.

É possível optar por não realizar estudos de mercado sobre a percepção de cheiros e sabores. Porém, caso o aroma ou sabor a ser lançado seja categoricamente rejeitado pelas pessoas, as perdas com tal movimento serão muito maiores do que o valor envolvido em um teste de produto. O lançamento de um piloto pode não eliminar todas as incertezas, mas pode reduzi-las e proporcionar oportunidades para ajustes que poderão, em última análise, resultar num lançamento positivo.

Na Acertiva conhecemos o tipo de situações que envolvem testes organolépticos. Por isso colocamos à sua disposição nossas mais de duas décadas de experiência em conhecer pessoas e marcas da América Latina. Se você tem uma ideia de Pesquisa de Mercado em mente, entre em contato conosco. Diremos como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía del detalle de un tenedor. Imagen de jacqueline macou en Pixabay. (Español) / Fotografia do detalhe de um garfo. Imagem de Jacqueline Macou no Pixabay. (Português) / Photograph of a fork detail. Image by jacqueline macou on Pixabay. (English)