Com Quais Recursos Podemos Fazer Estudos De Satisfação Do Cliente?

Diz um ditado popular que “um vermelho é melhor do que mil descoloridos”. Este ditado também se aplica à Pesquisa de Mercado. Os consumidores têm muito a dizer sobre as suas experiências de compra, mas nem sempre encontram a forma e os meios para o confessar. Eles geralmente expressam suas impressões com ações. Uma experiência ruim geralmente faz com que o cliente não retorne. Além disso, é do conhecimento geral que uma boa avaliação é partilhada com poucos, mas uma má avaliação é partilhada com qualquer pessoa que se aproxime da testemunha.

É imperativo que as marcas permaneçam tão dispostas quanto possível a gravar e ouvir as pessoas que experimentam os seus produtos e serviços. Às vezes isso será possível através de protocolos de pesquisa que servirão de ponte entre as duas partes interessadas. Para tanto, uma série de técnicas e ferramentas serão implantadas. Para que você tenha em mente os recursos mais relevantes sobre o assunto, oferecemos hoje uma lista de alguns deles.

Bases de clientes. Hoje em dia é cada vez mais comum as marcas terem uma lista com os dados mais básicos dos seus consumidores. Às vezes, esses bancos de dados incluem informações de contato, como e-mail e número de telefone celular. Se você também tiver permissão explícita para contatá-los, é válido estabelecer comunicação e consultar o que queremos saber. É altamente recomendável garantir que os dados sejam atualizados e reais.

Monitoramento regular. Os estudos de mercado devem constituir um investimento permanente das empresas e não limitar a sua aplicação a situações temporárias ou emergenciais. As pessoas são muito perspicazes e querem dar a conhecer as suas sugestões e sentimentos ruins a quem lhes oferece a sua satisfação. Se forem realizadas pesquisas periódicas, é possível realizar trabalhos que levem a inovações que ganhem participação de mercado ou detectem avanços de concorrentes através do olhar de seus próprios consumidores.

Redes sociais. Mesmo que uma empresa se esforce para ser assertiva o tempo todo, sempre surgirá uma crise que terá que ser enfrentada. As redes sociais são um meio que as pessoas utilizam para expressar reclamações ou comentários negativos sobre qualquer coisa em tempo real. A abrangência deste conteúdo pode enterrar prestígio com uma velocidade raramente vista. Portanto, é vital dar dois passos à frente e detectar o início de uma crise através de uma atenção imediata e sincera. Caso sejam detectados padrões comprometedores, ações de estudo e remediação deverão ser aplicadas em curto prazo.

Tendências de consumo. A menos que você venda ou alugue itens onde você é o único participante do mercado, é quase um fato que pelo menos um de seus concorrentes esteja planejando e executando planos de negócios e comunicação diferentes dos seus. Um grande erro é ignorar o que os outros participantes do seu segmento estão fazendo. Seja por meio de estudos desktop ou de campo, é fundamental ter uma imagem completa e atualizada dos demais participantes do seu nicho. Só assim poderá ser respondida de forma contundente e satisfatória.

Manter uma atitude proativa e próxima no estabelecimento de canais de comunicação com os clientes é um ponto forte que as marcas de sucesso desenvolvem constantemente. Os analistas de mercado são especialistas que podem ajudá-lo a realizar esta tarefa sem descurar as outras áreas substantivas da sua empresa. Com sua riqueza de conhecimento e estudos de caso aplicados, eles podem fazer recomendações e compartilhar com você as descobertas necessárias para tomar as melhores decisões.

A Acertiva é uma agência de Market Research com mais de duas décadas realizando trabalhos de conhecimento do consumidor e do mercado. Estamos presentes na LATAM, onde temos especialistas e aliados estratégicos esperando para colaborar com você. Se você tiver um plano sobre o assunto, entre em contato conosco o mais rápido possível. De nós você receberá o plano com o qual juntos tornaremos realidade sua próxima história de sucesso.



Fotografía de dos operadoras telefónicas trabajando. Imagen de Tele Solutions Call Central en Pixabay. (Español) / Fotografia de duas operadoras de telefonia trabalhando. Imagem da Tele Solutions Call Central no Pixabay. (Português) / Photograph of two female call center operators working. Image by Tele Solutions Call Central on Pixabay. (English)