Como Incentivar A Participação Das Pessoas Nas Pesquisas De Mercado?

Para obter resultados é necessário obter a matéria-prima da Pesquisa de Mercado: dados e informações. Em alguns casos, este último pode ser alcançado através de investigações oficiais. Porém, em alguns projetos não basta fazer uma revisão documental. Quando é necessário abordar os consumidores, há muitos elementos em jogo que definem a facilidade com que teremos a sua colaboração.

Na América Latina existem muitas circunstâncias que podem tornar o nosso trabalho mais complexo. Para citar um exemplo, devemos lidar com alguns preconceitos culturais que impedem as pessoas de revelarem suas verdadeiras impressões sobre um produto ou serviço. Porém, noutras ocasiões enfrentaremos dificuldades que têm a ver com condições de segurança ou desconfiança. Por isso hoje elencamos quatro recomendações para combater esta realidade.

Persuasão. Os entrevistadores costumam ser o único contato pessoal que os consumidores têm com a Pesquisa de Marketing. O futuro dos nossos projetos dependerá do seu tratamento. É por esta razão que os analistas da área devem ter habilidades interpessoais e gerar relações de confiança com os entrevistados. Isso ganha mais peso quando abordamos temas delicados que exigem empatia dos estudiosos.

Informação. Em nossa história recente, cresceu a desconfiança das pessoas em relação a terceiros que solicitam dados e informações sem uma causa ou motivo convincente. Nos casos em que seja necessário e seja possível aplicá-lo, os detalhes do estudo para o qual estão sendo convidados a colaborar deverão ser revelados aos participantes da nossa pesquisa; Até os objetivos perseguidos devem ser revelados. Esta última só é viável se não comprometer a objectividade do projecto.

Proteção. Hoje, o respeito e a boa proteção dos dados pessoais na posse de indivíduos assumem especial importância. Esta situação já tem tanto peso que em vários países as leis e regulamentos sobre o assunto foram reforçadas. Por isso, devemos oferecer garantias às pessoas de que os elementos que nos confiam estarão seguros nas mãos dos analistas e que só serão utilizados para os fins pretendidos. Sempre que necessário, devem ser procuradas alternativas para recolher informações sensíveis através, por exemplo, de intervalos em vez de dados discretos.

Presentes. Caso todas as alternativas acima não tenham surtido o efeito desejado, existe sempre a possibilidade de oferecer uma recompensa pelo insumo solicitado. Existem diferentes tipos de brindes para incentivar os consumidores a participarem ativamente dos nossos projetos. Os mais clássicos são os pecuniários ou em espécie. Contudo, também podemos considerar resumos de resultados de pesquisas ou uma experiência atrativa nesta categoria.

Em cada investigação haverá diferentes desafios que devemos enfrentar para atingir nossos objetivos. Se nos testes piloto ou nos primeiros dias de um projeto não obtivermos as taxas de resposta estimadas, devemos tomar medidas imediatas que estejam ao nosso alcance para mudar essa tendência. O não cumprimento atempado pode resultar num aumento acentuado das despesas e no risco de não cumprimento dos prazos estabelecidos.

Na Acertiva colocamos à sua disposição nossas mais de duas décadas de experiência na realização de estudos de mercado na América Latina. Nossos analistas e aliados estratégicos se juntarão à sua equipe para atingir seus objetivos. Se você tem um projeto chegando, entre em contato conosco imediatamente. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía de una mujer trabajando frente a su laptop con un café a un costado. Imagen de Pexels en Pixabay. (Español) / Fotografia de uma mulher trabalhando em frente ao laptop com um café ao lado. Imagem do Pexels no Pixabay. (Português) / Photograph of a woman working in front of her laptop with a coffee on the side. Image from Pexels on Pixabay. (English)