As marcas realizam um trabalho incansável todos os dias para se destacarem. Exceto em casos raros, cada segmento é composto por inúmeros participantes que lutam para chamar a atenção das pessoas. Nesta competição faz muito sentido conhecer os seus adversários. Dessa forma, ações específicas podem ser realizadas para se destacarem com características bem diferenciadas.
A Pesquisa de Mercado é uma disciplina que acaba por ser uma grande aliada para as empresas atingirem o objetivo acima descrito. No entanto, esse objetivo tem muitas maneiras de ser alcançado. A forma como você aborda o último depende de muitas variáveis. Por isso, listamos esta semana quatro meios para aprofundar o conhecimento dos participantes de um determinado setor.
Localização. É uma das variáveis que mais preocupa locais e estrangeiros. Também não é exceção nos estudos de concorrência. Às vezes, a maioria dos participantes compartilhará um local muito próximo devido às vantagens oferecidas pelos centros especializados. Porém, em outras situações, o desenvolvimento de marcas similares em média e pequena escala chamará a atenção.
Estrutura. Cada empresa possui uma forma particular de organizar sua equipe de trabalho. Este é um fator que muitas marcas consideram relevante para a tomada de decisão. Este tópico raramente é abordado, pois envolve informações confidenciais para as empresas. Por vezes este objectivo pode ser inferido através de relatórios e dados públicos dirigidos aos investidores.
Oferta. Normalmente, marcas do mesmo segmento oferecem uma gama de produtos ou serviços semelhantes. Nos nossos tempos existe uma tendência que marca que cada empresa oferece uma série de valores acrescentados para fidelizar o consumidor. Fazer uma lista desses fatores pode servir como ponto de partida para encontrar um nicho mal atendido.
Identidade. A primeira impressão que conta. E, pelo contrário, uma mudança radical de imagem pode ser a diferença entre a ruína e a ascensão. Um conhecido exercício de estudos qualitativos indica que as pessoas devem ser capazes de descrever a sua marca como pessoa. Se a descrição for semelhante à do cliente-alvo, então há um bom caminho a seguir. Se seus concorrentes realizam essa tarefa de forma positiva e os seus não, então há muito trabalho pela frente.
Os estudos dos concorrentes devem ser muito bem planejados. Vale lembrar também que o alcance dos objetivos deve ser muito bem definido por ambas as partes antes de lançar um. A profundidade das conclusões dependerá do setor e das características dos membros do grupo em questão. Nesta fase, os analistas de mercado irão aconselhá-lo para que obtenha os melhores resultados.
Na Acertiva contamos com uma equipe de pesquisadores e aliados estratégicos para que você alcance seus objetivos no assunto. Graças às nossas mais de duas décadas de conhecimento dos mercados na LATAM, podemos fazer parte dos seus fornecedores de destaque. Entre em contato conosco hoje. Dessa forma, podemos dizer-lhe como juntos tornaremos a sua próxima história de sucesso uma realidade.
Short Link: