Na semana passada abordamos quatro vantagens do formato virtual. O mundo aprendeu a adotar soluções baseadas na Internet graças à pandemia. Isto acabou por ser um catalisador que levou muitas pessoas a dar um passo em frente para aprender a sua utilização, mesmo a um nível elementar. No entanto, nas últimas semanas houve um retorno abrupto ao formato presencial, apesar de no hemisfério norte estarmos em pleno inverno.
Desde que sejam seguidas as medidas de saúde aérea, é possível realizar muitas das atividades presenciais que tivemos que substituir pelas suas versões online sempre que fosse compatível. É para estes últimos que existe o compromisso de regressar aos espaços fechados e lotados. Por isso, listamos hoje quatro motivos pelos quais vale a pena dar espaço para tarefas onde o contato é pessoal.
Tratamento direto e espontâneo. Os humanos são seres sociais. Graças aos computadores e smartphones com acesso à Internet podemos comunicar em tempo real com pessoas que estão do outro lado do mundo. No entanto, existem limitações à interação entre pares através de ecrãs devido à barreira que representam para muitos. Ao conversar no mesmo local físico, a interação tende a ser mais fluida e franca.
Melhor leitura de linguagens não-verbais. Em outros posts do nosso blog falamos sobre metodologia qualitativa. Com eles você pode saber muito através dos códigos e mensagens que as pessoas não expressam com a fala. Muito desse conteúdo se perde no formato online. Por esta razão, vários analistas qualitativos têm valorizado muito o regresso à modalidade presencial para colmatar a carência produzida pelo âmbito das comunicações digitais.
Salvar problemas de conexão. Se antes sofríamos desconexões de rede em casa e no escritório com a crise sanitária, esta situação teve repercussões raramente imaginadas. Na LATAM ainda é comum a conexão ficar instável ou interrompida em diversas regiões. Antes, você poderia retomar as atividades com seus colegas ou optar por passar para outra tarefa que não exigisse acesso à rede quando a internet caísse. Por esta razão, muitas pessoas às vezes preferem o modo pessoal.
Impossibilidade de substituição por alternativas online. Embora o trabalho remoto tenha diversas virtudes, também é verdade que nem todas as tarefas encontraram o seu equivalente digital. Para citar um exemplo, a experiência de compra em uma loja física apresenta muitas diferenças em relação à sua versão online. O layout das prateleiras, os caminhos críticos de decisão e as condições ambientais dos estabelecimentos tangíveis não se comparam às vitrines online.
Ambos os formatos têm seus prós e contras. No caso do formato presencial, consegue-se um desenvolvimento mais robusto e duradouro das relações interpessoais do que o seu congénere remoto. Isto se torna mais relevante na América Latina, onde a convivência entre as pessoas é parte fundamental do estilo de vida e dos valores da nossa parte do mundo. No entanto, é bom combinar as duas alternativas da melhor maneira possível para beneficiar de ambas.
Na Acertiva entendemos essa situação. Por este motivo oferecemos soluções baseadas em ambas as opções. Desta forma é possível adaptar da melhor forma as técnicas e ferramentas aplicadas à Pesquisa de Mercado para os nossos clientes. Se você tem um projeto chegando, entre em contato conosco. Responderemos a você sobre como juntos escreveremos sua próxima história de sucesso.
Short Link: