Mapas De Mercado: Uma Ferramenta Poderosa

Em várias ocasiões, destacamos o papel do geomarketing nas estratégias de marca. Não é para menos. Um dos 4Ps tradicionais de marketing é o lugar. Conhecer suas características nos ajuda muito a determinar os pontos, rotas ou áreas a intervir. Caso contrário, os investimentos podem se transformar em despesas onerosas. No entanto, conhecer os atributos geográficos de um quadrado não é uma tarefa fácil.

Dada a complexidade dos espaços, é necessário cercar-se de profissionais com as bases ideais para fazer análises territoriais válidas. Nesta área podemos citar os especialistas em Geografia, Geociências, Urbanismo e Ordenamento do Território. Os provedores nessas áreas são treinados para atender às necessidades gerais e personalizadas. Neste post vamos nos concentrar no último. Muitas solicitações de informações de geomarketing podem ser resolvidas em primeira instância com mapas de marketing.

Mapas são abstrações do território; seja uma cidade rural ou uma grande cidade. Dados e informações podem ser adicionados às chamadas cartas como camadas. Quando as informações de marketing são adicionadas a um mapa, elas são chamadas de mapa de marketing ou cartografia de marketing. Aqui estão alguns dos exemplos mais comuns desses tipos de documentos.

  1. Níveis socioeconômicos. Este é talvez o exemplo mais conhecido. Em posts anteriores deste blog falamos sobre a caracterização das classificações de segmentos definidos por renda, atitudes e costumes. Permite-nos saber em primeira mão onde estão as áreas que partilham algumas condições de interesse como padrões de consumo, gamas de despesas e perfil atitudinal.
  2. Competência. Nesse tipo de mapa, podemos revisar a localização, densidade e possíveis tendências de localização de outras unidades espaciais que interessam ao leitor. Para citar um caso hipotético, se se deseja definir novas localizações de estabelecimentos de fast food, pode-se consultar mapas de concorrência direta e indireta e assim saber se o mercado do local de interesse está saturado ou, se o tamanho da demanda o permite , identifique corredores ou locais específicos de maior interesse.
  3. Mercado potencial. Esses tipos de cartas geralmente mostram dados demográficos, como número de habitantes, densidade populacional, relação de gênero, faixas etárias, etc. Saber quem e como se caracterizam os habitantes de um lugar permite orientar os planos de crescimento quando depende de segmentos de mercado muito específicos.

Os mapas de marketing listados acima não são os únicos. Desde que estejam disponíveis os dados e os insumos de informação, será possível obter mais tipos de cartas que dissipem dúvidas sobre os espaços em que as marcas procuram crescer e estabelecer-se. Em alguns casos os achados abrirão novas dúvidas de que os analistas de mercado vão ajudar a desvendar por meio do mesmo geomarketing ou apoiados em outras áreas como neuromarketing, pesquisas qualitativas e análises quantitativas.

Sabemos que às vezes é difícil acessar esses tipos de produtos. Na Acertiva sabemos disso e por isso oferecemos a consulta online acessível de mapas de mercado. Desde seu computador você poderá consultar dados georreferenciados atualizados de interesse de sua empresa. Escreva-nos hoje para ver nossas soluções nesta seção. Garanta sua próxima história de sucesso conosco agora.