Hoje, o Instituto Nacional de Geografía y Estadística (INEGI, na sigla em espanhol) iniciou a operação de campo do Censo da População e Habitação 2020 no México. Por quase dez anos, não há dados oficiais sobre as características dos habitantes e lares mexicanos. Por convenção internacional, os países facem os censos demográficos a cada década. No Brasil e México, eles são comemorados nos anos que terminam no número 0.
Na pesquisa de mercado, existem opiniões contraditórias sobre a verdadeira utilidade dos dados, não apenas no Censo Demográfico, mas também em outros produtos do órgão público responsável pela geração de dados oficiais.
Alguns são negados a usar as informações produzidas pelo IBGE porque não têm certeza em seus resultados. Além disso, suas metodologias e estruturas conceituais podem não atender aos objetivos perseguidos corretamente.
Por outro lado, existem aqueles que frequentemente usam os bancos de dados disponíveis por vários motivos. Os requisitos sólidos dos exercícios, seus metadados detalhados, escopo territorial e regularidade estatística fornecem aos analistas uma estrutura para descrever o mercado brasileiro.
Para dar um exemplo da importância dos dados fornecidos pelo IBGE, a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) em seu trabalho para atualizar a regra do nível socioeconômico foi baseada em dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares para refinar o algoritmo da regra em vigor atualmente.
Muitos de nós gostariam de fazer censos. No entanto, muito poucos têm a capacidade de executar essa tarefa devido à logística e recursos necessários. O IBGE é, nesse sentido, um aliado das empresas, à medida que disponibiliza a quem requer bancos de dados com representação nacional. 1º de agosto começa o Censo Demográfico em nosso país. Você está pronto para participar?
Short Link: