Marcas e empresas estão em constante processo de melhoria de seus planos de marketing. Existem muitos aspectos do mercado que devem ser conhecidos para tomar as melhores decisões possíveis. Entre os dados e informações que podem ser coletados e revisados estão os recursos territoriais. Desta forma, o Geomarketing é visto como uma das disciplinas de Market Research mais populares.
Talvez o documento de descobertas mais destacado na especialidade descrita acima seja o mapa de marketing. Como você já deve saber, os mapas costumam ser produtos que destacam elementos muito particulares e ocultam outros. Este último não é produto de um plano perverso. Na realidade, estas eleições de representação respondem aos seus propósitos. Por isso, hoje listamos quatro elementos de um mapa nesta categoria que mais podem te ajudar.
Pontos. A maioria das características do mercado pode ser representada por recursos adimensionais. A vantagem deste tipo de elementos é que podem assumir uma infinidade de formas possíveis graças à simbologia. A convenção de seu uso indica que devem ser simples de desenhar e assemelhar-se tanto quanto possível ao objeto da vida real que procuram interpretar. Também podemos escolher uma figura geométrica para o seu desenho e utilizar diferentes cores e tamanhos para distinguir hierarquias.
Linhas. Rotas e caminhos são outros recursos que podem ser descritos em mapas de marketing. Entre os dados encontrados neste tópico estão gasodutos, linhas de transmissão de energia elétrica, além de ruas e rodovias. As linhas sofrem um alargamento bastante proeminente nos mapas porque se fossem representadas na escala exata, muitas feições não poderiam ser desenhadas. Por este motivo, a sua representação gráfica é indicativa.
Polígonos. Fazem parte desta categoria elementos como áreas de níveis socioeconômicos predominantes e unidades territoriais administrativas. Quando falamos de mapas em termos muito gerais, estas são as características que mais vêm à mente da maioria das pessoas. Os mapas de estados e províncias são o exemplo mais difundido deste documento geográfico. Às vezes você encontrará polígonos divididos em mais de uma área contínua.
Gradientes. As análises geográficas comerciais permitem a extração de uma grande quantidade de recursos derivados. Um dos mais exigidos são os gradientes; seja na forma de mapas de calor ou polígonos contínuos. Um exemplo desta categoria são os mapas que mostram aglomerações de pontos da mesma natureza utilizando gradientes de cores. Desta forma pode-se avaliar o grau de exposição a determinado fenômeno.
Para obter as vantagens dos aspectos acima elencados, é necessária a participação de analistas territoriais; entre os quais encontramos geógrafos, planejadores territoriais e cientistas de dados. Esses especialistas fazem parte de diversas agências de Pesquisa de Mercado. Essas pessoas estão esperando para colaborar em seus projetos de conhecimento de pessoas.
Na Acertiva possuímos uma área própria de Geomarketing. Colocamos à sua disposição nossa experiência de conhecimento das marcas e dos mercados LATAM. Se você está planejando um estudo sobre o tema, sabe que pode contar com nossos analistas e aliados estratégicos para atingir seus objetivos. Conte-nos sobre suas necessidades e responderemos como juntos tornaremos possível sua próxima história de sucesso.
Short Link: