Nestes tempos turbulentos, quando as dúvidas paralisam seus planos de negócios, faz ainda mais sentido ser estratégico. A Geografia é conhecida desde os tempos antigos como uma ciência de reis e soldados. Essa afirmação surge porque ela fornece aos seus colaboradores uma série de ferramentas e métodos que produzem dados e informações de enorme valor para estar sempre dois passos à frente dos seus adversários.
Na Pesquisa de Mercado sabemos disso e por isso essa ciência é uma das disciplinas que mais contribui para as marcas. Talvez a princípio você pense que sua utilidade é um tanto anacrônica, mas isso ocorre porque você ainda pode considerá-la como aquela disciplina escolar em que só se aprende sobre países e capitais. É por isso que estamos compartilhando com você quatro tópicos que os estudos sobre esse tema fornecem.
Demografia. Como ciência social, a Geografia lida com a distribuição de pessoas no espaço. Além disso, interessa-se em caracterizar os consumidores por meio de variáveis como idade, gênero e níveis socioeconômicos e educacionais. Embora em muitos casos a disponibilidade desses dados dependa de fontes públicas oficiais, também é verdade que é possível coletá-los para uma determinada amostra de uma população por meio de estudos quantitativos.
Competência. A menos que você esteja em um mercado relativamente isolado e em um ambiente rural, você terá concorrência em qualquer local onde se estabelecer. Existem dois tipos de oponentes: diretos e indiretos. Os primeiros oferecerão a mesma coisa que sua marca e concentrarão seus esforços em um consumidor-alvo semelhante. Por outro lado, este último pode se referir a empresas similares ou complementares em seu segmento. Localizar ambos é um objetivo da disciplina que nos interessa hoje.
Acessibilidade. Um negócio requer muitos aspectos externos que devem vir de diversas fontes. Estamos falando de recursos como o fornecimento de bens, infraestrutura, serviços públicos, clientes e trabalhadores. Nos estudos da categoria você terá a oportunidade de listar as formas e o grau de acesso desses meios na forma de rotas logísticas, linhas de abastecimento de energia elétrica e água potável e estações de transporte público.
Política. As empresas dependem de terceiros para selecionar questões delicadas. Estamos falando de autoridades e pessoas com poderes de fato. Em grande medida, o clima de incerteza dos últimos meses foi definido por personalidades dessa categoria. Rever os objetivos dos países, seus líderes e empresas pode lhe dar um ponto de partida para definir etapas táticas no curto prazo.
Ainda é impossível prever o futuro. Diante dessa realidade, só podemos trabalhar com uma margem de incerteza. Quanto menor e mais conhecido for este último, mais realistas serão os passos a seguir. À medida que o horizonte se clareia o suficiente, vale a pena ser mais cauteloso do que antes ao investir. No entanto, já mencionamos em outras entradas deste blog que crises também são momentos de oportunidades irrepetíveis.
Na Acertiva ajudamos nossos clientes a resolver e esclarecer dúvidas em diferentes ambientes. Ao longo de duas décadas, reunimos uma equipe de analistas e parceiros estratégicos que ajudarão você a atender às suas necessidades de Market Research. Envie-nos uma mensagem agora mesmo para nos contar sobre seus próximos projetos nessa área na América Latina. Responderemos sobre como juntos podemos tornar sua próxima história de sucesso uma realidade.

Short Link: