No final do mês passado começaram os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris. Esta feira a princípio parecia ser apenas mais uma edição da mais famosa e maior competição desportiva do mundo moderno, mas não foi o caso. A partir da cerimônia de abertura descobriu-se que o Comitê Olímpico Internacional e a cidade-sede seriam responsáveis por mudar esta tendência. E não é à toa. Este evento teve várias edições em crise e perde audiência e credibilidade devido a vários escândalos e polêmicas em torno dele.
O evento olímpico representa um investimento gigantesco para os anfitriões e atrapalha a vida das pessoas que moram no local. Se forem planejados e executados com visão de futuro, podem ser uma janela de oportunidade, como foi o caso do Barcelona, que viveu um antes e depois positivo após sediar as competições. Outras marcas também conseguiram voltar, como as cidades e marcas olímpicas. Por isso, listamos quatro tópicos que você pode observar para revitalizar sua marca por meio de Pesquisa de Mercado.
Orgulho. Cada edição procura destacar os elementos culturais e turísticos mais marcantes na tentativa de projetar uma identidade marcada e atrativa. O fato da festa de abertura ter sido realizada pela primeira vez fora do estádio principal foi uma carta de intenções nesse sentido. Paris tem muito para mostrar ao mundo e isso está nas suas ruas. Sua marca possui elementos que deixam orgulhoso quem a consome. Aprimore esses recursos identificando-os por meio de questionários e entrevistas.
Eficiência. As informações da cultura popular afirmam que os Jogos Olímpicos são uma disputa para as cidades e países-sede. Podem ser um trampolim para relançar um destino ou um infortúnio socioeconómico. Parte desta conclusão se deve às suntuosas instalações que foram construídas em diversos locais e que hoje estão subutilizadas, abandonadas ou demolidas. Em Paris, muitos dos locais são temporários e serão desmantelados no final de agosto. As marcas podem replicar este modelo pesquisando a sua estrutura de preços ao consumidor com estudos de elasticidade e custo ideal.
Emoção. A internet explodiu com memes e conversas após muitos eventos icônicos que aconteceram na capital francesa. Sem dúvida, as competições não deixaram ninguém indiferente. Mais um sucesso de Paris foi integrar na lista dos esportes alguns que despertam paixões por elementos não convencionais. Conversamos sobre o caso do tiro olímpico. Criar experiências e despertar sentimentos é um objetivo que muitas marcas perseguem pelo impacto que deixa nas pessoas.
Responsabilidade. Vivemos em um mundo cada vez mais problemático. Muitos já sabem que situações como a crise climática, pandemias como a COVID-19, conflitos armados e sociais e poluição são motivo de grande preocupação para os habitantes locais e estrangeiros. Situações como as camas de cartão evidenciam o interesse dos anfitriões em minimizar o impacto material da competição e assim contribuir para um futuro mais sustentável. As pessoas procuram marcas que compartilhem essas preocupações. No entanto, também são muito perspicazes e sabem quando um compromisso nesta questão é genuíno.
Os consumidores muitas vezes não compartilham suas impressões e necessidades por vários motivos. Às vezes não acreditam que suas ideias sejam importantes e que ninguém está interessado em ouvi-las. Outras vezes não saberão expressá-los e utilizarão recursos indiretos. Esses dados e informações podem ser coletados por analistas de mercado. Além disso, este último poderá analisá-los em busca de conclusões e recomendações para seus futuros planos de negócios.
Na Acertiva contamos com uma equipe de analistas e fornecedores estratégicos preparados para ajudar você a colocar em prática os elementos que deram certo em Paris. Temos mais de duas décadas de experiência na realização de projetos de Pesquisa de Mercado na LATAM. Se você planeja realizar um estudo de mercado em breve, entre em contato conosco. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos possível sua próxima história de sucesso.
Short Link: