Nas postagens anteriores deste blog, discutimos vários efeitos da contingência em saúde. Essa situação já levou muitos de nós a se adaptar a um ritmo impensável antes. Na América Latina, para citar um exemplo, as pessoas adotaram várias soluções digitais para continuar sua vida diária da melhor maneira possível. Pagar pelos serviços, ter aulas, fazer compras e realizar reuniões são apenas algumas das atividades diárias que foram reconfiguradas para serem realizadas sem sair de casa.
Na pesquisa de mercado, a coleta de dados foi bastante afetada na região. Nos países latino-americanos, como Brasil e México, a coleta de informações dos consumidores ainda é amplamente utilizada nas entrevistas F2F (face-to-face). No entanto, esta técnica não pode ser aplicada pessoalmente no momento. Uma das alternativas disponíveis para evitar interromper a geração de insights é a entrevista online. No entanto, outra técnica também ressurgiu no meio que sofreu receios de vários pesquisadores, com muitos argumentos para apoiar essa posição. Falamos sobre painéis online.
Além de sua vantagem atual e evidente de permitir a geração de informações sem recorrer ao contato social entre entrevistados e entrevistadores, os painéis on-line apresentam algumas vantagens:
- Resposta rápida. Em geral, os painéis on-line permitem que uma pesquisa seja realizada em um curto espaço de tempo, pois pode economizar o tempo de mobilização de pessoal em campo e todas as implicações que isso implica. A velocidade dependerá do perfil a ser coberto.
- Estímulos multimídia. É possível mostrar os membros das fotos, áudios e vídeos do painel, que podem ser avaliados nos instrumentos de medição implantados. No campo, existem vieses nessa área devido às condições ambientais que impedem a visualização ideal de estímulos audiovisuais.
- Supervisão híbrida. Graças a cookies e outros elementos típicos da mídia digital, é possível detectar membros do painel problemáticos. Graças a isso, registros sem qualidade podem ser detectados ou mesmo pessoas com histórico em outras comunidades não podem participar.
No entanto, os painéis também têm suas áreas de oportunidade. Algumas delas são:
- Universo limitado. Um viés acentuado nos painéis é o de «entrevistado ativo». Ao entrar em contato apenas com os membros do painel que desejam ser entrevistados, perdemos a opinião daqueles que não procuram ativamente conhecer sua posição diante de qualquer produto e a dos indecisos. Supõe-se também que apenas os entrevistados são contatados com acesso à Internet e com um dispositivo para se conectar à rede.
- Custos de manutenção. Diferentemente da pesquisa de campo em que uma única exposição por exercício é investida, o painel assume maiores despesas operacionais. Em princípio, os painéis devem quase sempre considerar o conceito de incentivos ao investimento.
O COVID-19 será ultrapassado em algum momento. Não sabemos quando ou que realidade nos deixará como herança. O que sabemos é que algumas soluções digitais permanecerão conosco. Talvez o favo de mel na fila seja um deles. Vamos aproveitar todas as possibilidades que temos à nossa disposição para continuar nossa empresa a entender melhor o consumidor.
Short Link: