Hoje soubemos que adicionamos mais uma marca à nossa oferta do Dia dos Mortos no México. A Superama, marca com longa trajetória no setor supermercadista, cede espaço a um novo conceito de sua controladora: o WalMart. Este caso gerou uma série de impressões nas redes sociais de várias formas. E certamente não é o único exemplo neste momento e neste lugar.
As grandes empresas aprenderam várias lições durante a pandemia. Um deles é que as pessoas começaram a preferir fornecedores locais perto de suas casas. Isso por várias razões. Entre eles temos o desejo de apoiar a economia local contra a crise econômica geral e o medo de ir a pontos de venda com grande concentração de pessoas e longe de casa.
A declaração que o WalMart emitiu para anunciar o desaparecimento do Superama vai nessa direção. Apesar da situação atual, a grande rede de lojas de autoatendimento busca aumentar sua presença com um novo conceito que visa aproximar os supermercados de locais onde o conceito tradicional de rede ainda não tem conseguido entrar.
Com o WalMart Express, eles procuram se aventurar em lojas menores em bairros e cidades onde as lojas tradicionais do WalMart não têm lugar. Assim, é possível aproximar-se de um mercado que apreciará ter um ponto de venda com grande quantidade de produtos e serviços, sem possibilidade de conter grandes concentrações de clientes e sem depender de grandes complexos comerciais.
Como já enfatizamos em posts anteriores em nosso blog durante a contingência de saúde: esta situação pode ser a oportunidade para aquelas marcas que se dedicam a conhecer seus consumidores e aplicar as mudanças que forem necessárias para satisfazer suas necessidades. Além disso, estamos passando por uma mudança de paradigma no foco dos esforços de marketing. Antes, o centro era o consumidor como um grupo anônimo e homogêneo. Agora são pessoas como você e eu.
Outra condição observada nestes meses é a flexibilidade oferecida às pessoas pelas marcas. Aqueles que se mostraram incapazes de fazer exceções e mudanças rápidas para aliviar as pressões das pessoas que consomem seus produtos e serviços podem ser percebidos como distantes. E agora mesmo essa pode ser a diferença entre sobreviver ou prosperar.
A pesquisa de mercado é uma ferramenta que hoje mais do que nunca prova seu valor, traduzindo a enorme quantidade de ideias que as pessoas publicam e expressam sobre suas necessidades em dados e informações valiosos para a tomada de decisões oportunas e eficazes. Na Acertiva, estamos prontos para fazer parte da sua próxima história de sucesso.
Short Link: