Quais Hábitos De Consumo São Observados No Fim De Ano Na LATAM?

Estamos prestes a encerrar 2023 e com ele um ciclo de 365 dias marcado por um retorno gradual ao cotidiano. Os feriados de final de ano na LATAM envolvem a celebração de tradições como o Natal. Apesar da influência dos Estados Unidos, estas datas são apreciadas na região com costumes herdados do passado marcado pela presença portuguesa e espanhola.

Para citar um exemplo, a temporada se estende de uma forma ou de outra até o Dia dos Reis Magos, nos primeiros dias de janeiro. No caso mexicano, pode-se presumir que começa no dia 12 de dezembro com o dia da Virgem de Guadalupe e outros consideram que esta temporada começa com as «posadas» a partir do dia 16 do mesmo mês. No entanto, estes dias são desfrutados com costumes e hábitos de compra particulares que queremos rever nesta última entrada do nosso blog deste ano.

Presentes. Um dos maiores paralelos com os Estados Unidos e a Europa está na área dos regalos. Seja através de trocas, voluntárias ou obrigatórias em escolas e repartições, ou pelo simples gesto de fazer alguém feliz, no mês de dezembro são entregues centenas de presentes. Entre os brindes mais procurados estão acessórios de vestuário como luvas e meias, uma grande variedade de doces e copos. A este item devemos somar o gasto com sacolas, laços e papel de embrulho.

Alimentos e bebidas. Um gesto sempre apreciado na América Latina é compartilhar comida com os entes queridos. Seja com a «farofa de feijão» ou com os «romeritos», os latino-americanos costumam dedicar um orçamento maior às compras no último mês do ano. Sejam compartilhados com colegas de trabalho ou familiares, os gastos com ingredientes e bebidas alcoólicas de luxo e/ou sazonais que não são adquiridos em outro momento do calendário costumam aumentar.

Viagens. Agora que muitas das restrições à circulação de pessoas foram levantadas, foram retomadas as transferências dos locais de residência para as cidades onde a família se reúne. Isto implica um aumento muito acentuado das viagens que pode tornar tortuoso comprar um bilhete de avião ou ir até uma estação de autocarro. Algumas pessoas acrescentam as viagens de lazer a destinos turísticos que vivem época alta devido a este fenómeno e à chegada de turistas do norte que fogem ao inverno.

Brinquedos. O nosso território é partilhado por “Santa Clós” e “Los Reyes Magos”. Esses personagens têm uma grande tarefa hoje em dia em busca dos melhores presentes para meninas e meninos que aguardam com esperança uma recompensa por seu comportamento durante o ano. Brinquedos de diversos tipos, sejam analógicos como bonecos e carros ou digitais como tablets e videogames, são solicitados pelos pequenos da casa por meio de cartas penduradas na árvore de Natal ou enviadas ao céu com balões inflados com hélio.

Ao contrário dos anos imediatamente anteriores, este final de ano é percebido com menos incerteza. Isto permitir-nos-á retomar padrões de consumo muito semelhantes aos que conhecíamos até ao Natal de 2019. Embora existam novos padrões à espera de surgir para se juntarem aos listados acima, há outros que começarão a desaparecer para serem substituídos por novos. Perceber e quantificar essas mudanças é um objetivo da Pesquisa de Mercado.

A Acertiva comemorou 20 anos de experiência em 2023. Agradecemos a todos os nossos clientes pela confiança em ajudá-los a satisfazer suas necessidades de consumo e conhecimento da marca. Enviamos também cordiais saudações a todos os membros da nossa equipa e aos nossos aliados estratégicos que nos permitem oferecer soluções à medida. Por fim, esperamos que o próximo 2024 seja um período de grande crescimento e de novos projetos para todos aqueles que leem e partilham os nossos conteúdos neste espaço. Muito obrigado!



Fotografía de una mujer sosteniendo regalos estando a un lado de un árbol de navidad. Imagen de Sujit Manna en Pixabay. (Español) / Fotografia de uma mulher segurando presentes ao lado de uma árvore de Natal. Imagem de Sujit Manna no Pixabay. (Português) / Photograph of a woman holding gifts standing next to a Christmas tree. Image by Sujit Manna on Pixabay. (English)