Imagine esta cena. Você trabalha ou é responsável pelo plano de negócios de uma marca. Você tem muitas perguntas sobre isso. Ao começar a delinear o projeto você percebe que estão faltando muitos dados e informações. Como a empresa onde você está não possui área própria de inteligência de mercado ou está saturada, você se vê na necessidade de procurar fornecedores. Você entra no navegador e insere as palavras-chave que primeiro lhe vêm à mente sobre o assunto e encontra uma lista de agências das quais nunca ouviu falar antes.
Como você supera a fronteira entre você e seu próximo fornecedor? Você pode pensar que bastaria enviar mensagens para as caixas de contato e e-mails para os endereços de vendas dos sites em que você mais confia. Ao receber uma resposta dessas empresas, você descobre que existem algumas dúvidas comuns. Por isso, listamos quatro tópicos que você deve ter em mãos para dar o melhor primeiro passo na sua aventura de conhecer pessoas e marcas.
Perguntas-chave. Desde o início que a solicitação de serviços de Estudos de Mercado assenta numa lista de questões que queremos resolver e para as quais a capacidade que temos não é suficiente. Quanto mais detalhada for a sua lista de objetivos específicos, melhor será para avançar no seu pedido de orçamento. Só assim quem atender à sua solicitação saberá exatamente o alcance das suas necessidades. Seja o mais claro e detalhado possível neste tópico.
Cliente alvo. É um básico dentro do segmento. Seja claro sobre o setor da população ao qual seu produto ou serviço está focado; Deixe que isso ainda seja uma visualização. As abordagens e os meios para cobrir os objectivos dependem em grande parte do grupo socioeconómico a ser tratado. Os recursos e passos a seguir são muito diferentes se, por exemplo, devemos considerar as mães pela primeira vez do que as pessoas idosas. Além disso, dependendo do país ou região, a taxa de resposta pode ser maior ou menor dependendo do caso.
Geografia. Defina previamente o âmbito territorial. A menos que você já trabalhe para uma grande empresa que tenha recursos suficientes para cobrir regiões como países inteiros ou grupos deles, vale a pena privilegiar regiões com maior interesse. Você pode começar com áreas de uma cidade muito importante. Você também pode revisar duas ou três cidades com maior potencial para escolher onde lançar aquela oferta futura que tem em mãos.
Decisões a tomar. Com todos os dados indicados acima, só é possível definir quais ações se pretende tomar em decorrência da entrega solicitada. Este último ponto é crucial porque permite às agências ver todo o panorama de um ponto de vista privilegiado. Desta forma poderá receber um melhor feedback que lhe permitirá resolver o seu projeto com metodologias ou técnicas mais adequadas aos seus objetivos. Caso tenha dúvidas sobre esta etapa, lembre-se que você pode solicitar a assinatura de um contrato de confidencialidade.
Cada cliente é único e irrepetível. Embora existam fatores comuns, cada requisito tem suas particularidades definidas. O processo de solicitação de relatórios para fazer um estudo de mercado é fundamental porque você estabelecerá um relacionamento satisfatório se as visões de ambas as partes coincidirem na maior medida possível. Fique à vontade para tirar qualquer dúvida e pedir qualquer esclarecimento que desejar. E lembre-se de fazer testes piloto antes de iniciar um estudo completo!
Na Acertiva entendemos as preocupações aqui descritas hoje. Graças às nossas duas décadas de experiência, podemos auxiliá-lo em seus planos de Pesquisa de Mercado. Conte com nossa equipe de analistas e aliados estratégicos na LATAM para cumprir seus propósitos. Entre em contato conosco agora mesmo. Você saberá como juntos escreveremos sua próxima história de sucesso.
Short Link: