Conhecer as pessoas é uma tarefa que envolve disciplina e amplo conhecimento das técnicas científicas disponíveis. A Pesquisa de Mercado baseia-se nos avanços e ferramentas de muitas ciências, particularmente ciências sociais como Antropologia, Sociologia, Economia e Geografia, para citar apenas algumas.
Ao trabalhar com dados, é importante entender claramente as diferentes escalas de medição existentes. Estas são formas de representar os indivíduos medidos de um universo. Devido às suas características e limitações, é conveniente saber quando uma ou outra é útil para resolver uma determinada questão, pois não são compatíveis entre si. Abaixo listamos os quatro principais.
- Escala Nominal. É o mais simples de todas e baseia-se na designação inequívoca de membro de um indivíduo com um grupo ou classe. A classe é arbitrariamente nomeada com uma letra ou número. A origem do zero e a ordem nesta escala é completamente arbitrária. Alguns exemplos são o sexo, a província de residência ou o código de região do número do celular.
- Escala Ordinal. Além de possuir as características de identificação e classificação da escala nominal, permite a hierarquização dos indivíduos, pois se baseia no registro de um atributo medido em maior ou menor grau. A distância entre um grau e outro não é necessariamente constante em toda a escala e a origem do valor nulo também é arbitrária. Para citar exemplos dessa escala, podemos citar o grau de preferência por uma equipe esportiva ou o nível de aprovação de um evento.
- Escala de Intervalo. Ao contrário da escala ordinal, neste caso há uma distância constante e regular entre os diferentes graus. Compartilha a origem arbitrária do valor zero com o caso anterior, mas no entanto, permite medir distâncias entre diferentes escalas equivalentes. A escala de medição de temperatura, que pode ser graduada em graus Celsius ou Fahrenheit, é o exemplo mais clássico desse tipo.
- Escala de Razão. Ela reúne as características das escalas descritas acima, o que a torna a mais robusta da lista. Permite a hierarquização, classificação e distanciamento homogêneo entre as séries. Além disso, o valor nulo corresponde a um zero tangível. Várias medidas físicas são exemplos dessa escala: volume, comprimento e densidade. Esta escala não pode ser utilizada em estudos qualitativos.
O domínio e a compreensão profunda das escalas de medição são uma base fundamental para projetar e executar com sucesso um estudo de mercado. Na Acertiva, nossos especialistas conhecem essas bases que permitem assessorar nossos clientes em seus projetos de pesquisa. Escreva-nos hoje se estiver procurando por aliados de Market Research na LATAM.
Short Link: