Quanto Importa O Tamanho Da Amostra?

Conhecer pessoas representa muitos desafios para os analistas de mercado. Entre as questões que mais atraem a atenção de moradores e estrangeiros está a determinação clara de quantos consumidores devem participar de nossos projetos. Isso porque o ideal seria poder conhecer todos os indivíduos de uma determinada população. Embora com o avanço da Internet e do Big Data estejamos mais próximos desse estágio, ele ainda está longe.

Ter que definir uma amostra para nossos estudos quantitativos e qualitativos tem muitas explicações. Os limites de orçamentos e prazos são um dos mais destacados. Se você está pensando em calcular o número de participantes necessários para seus objetivos, leia esta postagem do blog. Abaixo listamos quatro categorias de amostras que o ajudarão a escolher entre elas.

Individual. Às vezes os temas que investigamos são tão recentes ou existem poucos estudos relacionados no âmbito que devemos assumir que estamos começando do zero. Nestas situações devemos optar por entrevistas em profundidade que sejam realizadas com apenas um entrevistado. Também são recomendados quando queremos nos aprofundar nos aspectos qualitativos de um tema. Nesta categoria nos preocupamos mais com a qualidade das respostas do que com o seu volume.

Pequena. Continuamos com as escalas de análise qualitativa. Se você já ouviu falar de Focus Groups, esta categoria deve lhe parecer familiar. As pessoas podem ser estimuladas a partilhar certos elementos das suas decisões de compra ou experiências de vida se acompanhadas pelos seus pares. Aqui encontramos números entre 2 e 12 indivíduos. Uma dificuldade de trabalhar com esse porte é que todos os membros se sentem confortáveis ​​interagindo entre si.

Média. Aqui começamos a abordar estudos quantitativos. Pois, se estivermos perante uma população homogénea e onde todos os seus membros têm a mesma probabilidade de serem escolhidos para responder, 30 sujeitos são o limite inferior para termos dados estatisticamente válidos, mas ao mesmo tempo com a maior margem de erro tolerável. Quanto mais consumidores aderirem a esta categoria de amostra, nossas descobertas estarão mais próximas da realidade.

Grande. Além de 400 indivíduos podemos começar a falar de amostras deste tamanho. Se precisão e faixas de margem de erro mais baixas são o que você procura, então esta é sua escolha. Esta categoria é reservada para estudos muito ambiciosos, como segmentações ou perfis e censos. Uma das possibilidades dessas amostras é conseguir identificar segmentos definidos de pessoas dentro de um universo.

Recomendamos que antes de começar com um determinado conjunto de recursos, pense mais sobre o tipo de resultados e objetivos que pretende alcançar. Só assim você conseguirá definir o dinheiro e o cronograma necessários para melhores e úteis estudos de mercado. Sabemos que esta decisão é complicada. Para isso, você pode contar com a orientação de agências e analistas que, graças à sua experiência, irão assessorá-lo no desenho de sua pesquisa.

Na Acertiva contamos com um grupo de analistas e aliados estratégicos na LATAM para que você possa realizar suas pesquisas sobre marcas e mercados da região. Com mais de duas décadas no setor, estamos preparados para apoiar as suas decisões de mercado. Entre em contato conosco hoje. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía de dos turistas en medio de una plaza llena de gente. Imagen de anvel en Pixabay. (Español) / Fotografia de dois turistas no meio de uma praça lotada. Imagem de anvel no Pixabay. (Português) / Photograph of two tourists in the middle of a crowded square. Image by anvel on Pixabay. (English)