O mercado é composto por vários setores. Cada um deles possui características que representam desafios e oportunidades quando abordados a partir de Pesquisas de Marketing. Embora existam princípios básicos que se aplicam a qualquer especialidade, também é verdade que ao se aprofundar em cada área é necessário ter elementos dela para uma abordagem correta. Alguns dos setores que recebem mais atenção são os setores Médico e Farmacêutico.
Ao trabalhar com profissionais e pacientes, os analistas de mercado devem redobrar a atenção aos detalhes. Isto porque muitos regulamentos e leis aplicáveis ao setor da saúde também se estendem à nossa atividade. Entre os motivos que explicam esta situação está a gestão e análise de dados pessoais considerados sensíveis em muitas leis. Para esta e muitas outras situações, listamos quatro temas que você nunca deve perder de vista se for realizar projetos nesta área.
Flexibilizar os horários. Tanto o pessoal de saúde como as pessoas que sofrem de alguma doença costumam ter estilos de vida com horários muito diferentes dos da pessoa média. Na América Latina é comum que os médicos tenham mais de um emprego e por isso é difícil que tenham tempo livre para participar de tarefas não relacionadas à sua atividade. Portanto, é aconselhável alargar os prazos de participação dos recrutados neste sector.
Cumprir a vigilância sanitária. Ao abordar dados relacionados a diagnósticos e uso de medicamentos, estamos lidando com uma área com importantes implicações jurídicas. Em muitos países, é prática geral assistir e registar eventos que possam colocar a população em risco. Se você vai realizar uma investigação que envolva essas questões, é fundamental obter assessoria jurídica para não deixar nenhuma lacuna que possa dar origem a uma sanção.
Verificar as credenciais. Pode parecer um pouco estranho, mas é fundamental verificar o grau acadêmico das pessoas que se dizem médicos. Talvez noutras geografias existam filtros suficientes que impeçam um grande número de pessoas de praticar medicina sem a formação oficial adequada. Na nossa região ainda é possível encontrar praticantes empíricos com alguma frequência. O mesmo se aplica aos pacientes, uma vez que, ao entrarem num estudo, são capazes de fazer declarações pouco fiáveis.
Adaptar as respostas. A prática médica é uma humanidade e como tal é atravessada por um sem-fim de realidades. Podemos encontrar situações que podem ser muito diferentes entre um país e outro. Sabemos que a normalização é muito útil e desejável, mas se quisermos compreender um fenómeno social em todas as suas vertentes, devemos admitir respostas abertas dos participantes. Também é aconselhável verificar as listas de princípios ativos e nomes de medicamentos e marcas disponíveis nos mercados em estudo.
Os projetos de conhecimento do consumidor médico podem ser um pouco mais complexos do que outros projetos de consumo de massa. No entanto, com o devido cuidado e supervisão, estas investigações produzem descobertas valiosas que permitem às marcas tomar decisões melhores e estratégicas que melhoram a qualidade de vida das pessoas.
Os segmentos médico e farmacêutico são uma das especialidades da Acertiva. Graças às nossas mais de duas décadas de experiência, reunimos uma equipe de analistas e aliados estratégicos que o ajudarão a atender às suas necessidades. Se você tiver um pedido desta natureza, entre em contato conosco. Responderemos a você sobre como juntos escreveremos sua próxima história de sucesso.
Short Link: