Que Recomendações Você Deve Seguir Para Fazer Entrevistas No Ponto De Venda?

Toda pesquisa de mercado parte da matéria-prima do nosso segmento: dados e informações. Ainda hoje, quando temos fontes como Big Data, é necessário entrar em contato com pessoas em pequena escala para colher suas impressões sobre suas experiências de consumo. Esta situação é muito evidente nas marcas que necessitam de avaliar regularmente a sua oferta e existe ampla concorrência no setor.

Uma forma de coletar impressões brutas dos consumidores é entrevistá-los no ponto de venda. No entanto, este mecanismo tem várias implicações que valem a pena considerar. Isso faz mais sentido quando os sites onde os produtos e serviços são oferecidos tomam muito cuidado para garantir que seus visitantes tenham a melhor experiência e isso inclui não incomodá-los caso não seja estritamente necessário. Por isso, listamos hoje quatro aspectos que você deve ter em mente ao realizar entrevistas no ponto de venda.

Descarte outras opções. Devido às considerações envolvidas na coleta de dados em sites de compras, vale a pena enfatizar isso. Na fase de desenho do estudo, devem ser consideradas outras opções que permitam alcançar os mesmos objetivos com uma quantidade menor de recursos. Hoje temos meios como painéis online, questionários por e-mail e convites para responder pesquisas a partir de recibos de compras.

Obtenha permissões. Existem diferentes tipos de pontos de venda. Existem os clássicos que são um estabelecimento unitário ao nível da rua; aqui podemos incluir os supermercados solitários. Outros compartilham uma área com centros comerciais de diferentes escalas. Em muitos casos, existem restrições à possibilidade de terceiros estarem localizados dentro ou perto desses locais para abordar clientes com o propósito de realizar entrevistas. Sugere-se que quem encomenda os estudos apoie na obtenção de licenças para que os analistas possam realizar o seu trabalho.

Guias breves. É natural que queiramos maximizar os orçamentos investidos tentando obter o máximo de dados possível num mesmo exercício. Vale lembrar que se estivermos em um estabelecimento de vendas, as pessoas têm muitas outras prioridades além de responder um questionário. Se for demasiado extenso, as taxas de resposta podem cair drasticamente, dificultando o cumprimento das quotas. Mantenha os questionários o mais curtos possível para garantir que as respostas sejam verdadeiras e valiosas.

Roupa. O pessoal de campo geralmente escolhe vestir-se de maneira casual e confortável para poder enfrentar longas jornadas de trabalho em locais que podem ser dominados pelo sol e outros elementos. Porém, nos sites de vendas, os analistas cumprem uma dupla função. Por um lado, são a face visível das agências de investigação e, em muitos outros, também de uma determinada marca. Seguir um código de vestimenta ajuda a inspirar confiança nas pessoas e torna mais fácil obter números no final do dia.

Embora existam outros elementos que podemos abordar, acreditamos que com os listados acima podemos iniciar uma série que continuaremos nas próximas edições deste blog. A recolha de entrevistas em supermercados e centros comerciais tem amplas vantagens, como a recolha de experiências de compra em primeira mão que, de outra forma, seriam modificadas com o passar do tempo. Também podemos contar com estímulos visuais que só estão disponíveis nos pontos de venda e que podem ser utilizados para avaliar atributos em seu ecossistema real.

Na Acertiva temos experiência neste e em outros tipos de pesquisas de campo. Graças à nossa equipe de analistas e aliados estratégicos, oferecemos serviços de Pesquisa de Mercado na LATAM. Nossas pouco mais de duas décadas de experiência nos permitem ajudá-lo a atingir seus objetivos de conhecimento do consumidor e do mercado. Escreva-nos hoje para que possamos contar como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía del interior de un centro comercial. Imagen de Nguyên Trần en Pixabay. (Español) / Fotografia do interior de um shopping center. Imagem de Nguyên Trần no Pixabay. (Português) / Photograph of the interior of a shopping mall. Image by Nguyên Trần on Pixabay. (English)