Que Tipos De Mapas São Usados ​​Na Pesquisa De Mercados?

A implantação dos dados e informações coletados nas pesquisas de campo é uma das tarefas substantivas da Pesquisa de Mercado. Existem vários recursos que podemos usar para esse objetivo. Entre estes encontramos mapas. A Geografia é uma das ciências sociais que melhor conhece esses elementos. Entre as contribuições mais valiosas desta disciplina está responder à pergunta “onde” que as marcas se colocam.

Dentro da Cartografia, que é a área responsável pela criação e leitura de mapas, existem vários tipos de representações do terreno que servem para tomar melhores decisões. A escolha de cada um dependerá de muitos aspectos. Entre as características a ter em conta estão a natureza dos dados a apresentar e a escala escolhida. Por esse motivo, listamos hoje quatro tipos de mapas utilizados em nosso segmento.

Coroplético. Este é possivelmente o primeiro tipo de mapa que muitos de nós fazemos em nossas vidas. São documentos onde uma série de dados de uma variável quantitativa são representados por diferentes tonalidades de uma mesma cor. Geralmente, a unidade espacial são as demarcações político-administrativas como estados, províncias ou municípios. A sua utilidade reside em poder identificar à primeira vista os territórios que se destacam numa determinada variável.

Topográfico. Em Economia falamos da fricção que o espaço causa nos processos económicos. Isto é de grande interesse para as empresas, pois existe uma diferença entre conceber o território como uma dimensão plana e sem obstáculos, como se percebe num simples mapa, ou com as suas barreiras como serras e ravinas. Esses produtos são de grande valor para as marcas logísticas melhorarem as rotas e redistribuírem melhor as despesas de viagem.

Urbano. Muitos processos de marketing ocorrem nas cidades. É por isso que não é surpresa que os analistas espaciais recorram aos mapas urbanos para os seus relatórios. Seja através da utilização de quarteirões, bairros, redes rodoviárias ou códigos postais, uma infinidade de resultados podem ser representados, tais como níveis socioeconómicos, perfis demográficos e padrões de consumo.

Histórico. Embora os estudos de regressão espacial não sejam descritos na Cartografia, é possível investigar padrões de distribuição territorial de anos atrás para tentar compreender a lógica geográfica atual de um determinado fenômeno. Às vezes será suficiente recorrer a mapas do passado para identificar elementos antigos do espaço. Enquanto isso, em outras circunstâncias, as comparações serão feitas usando camadas de fotomapas e mapas antigos.

Ter especialistas em análise e representação de dados georreferenciados é muito apreciado nas agências do setor. Além de diminuir, a cada dia a sua participação em Market Research é vista como algo fundamental. Não é raro encontrar um modelo de espaço ou de globo nos escritórios dos decisores devido à enorme importância que a componente espacial tem no crescimento das empresas.

Na Acertiva temos especialistas na área prontos para satisfazer as suas necessidades. Temos mais de duas décadas conhecendo consumidores e participantes do mercado LATAM. Estamos atentos às suas mensagens para conhecer seus projetos futuros. Vamos juntos tornar a sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía de una brújula sobre un mapa. Imagen de beasternchen en Pixabay. (Español) / Fotografia de uma bússola em um mapa. Imagem de beasternchen no Pixabay. (Português) / Photograph of a compass on a map. Image by beasternchen on Pixabay. (English)