Sempre que um projeto dentro de Pesquisa de Mercado vai começar, muitas dúvidas e questionamentos surgem de quem encomenda ou contrata as agências. Um dos primeiros passos a seguir para desenvolver este tipo de esforço refere-se ao desenho do protocolo. Nesta etapa são definidos a metodologia e o escopo do estudo.
Esta tarefa é essencial porque é a partir disto e de um diálogo claro e profundo entre os analistas e as marcas e empresas que contratam os serviços dos primeiros que se podem chegar a conclusões válidas e fiáveis. Por esse motivo, na postagem do nosso blog desta semana compartilhamos quatro tipos de pesquisa de mercado a partir dos quais você pode começar.
Pesquisa exploratória. É o tipo de estudo mais básico e elementar. Portanto, é também o mais flexível e adaptativo de todos, pois tem como objetivo conhecer superficialmente um fenômeno de interesse. Permite elencar as características gerais de uma situação. Uma de suas principais funções é reunir elementos para estabelecer as primeiras hipóteses que darão origem a futuras investigações mais aprofundadas.
Pesquisa descritiva. Este tipo de projeto envolve um esforço maior para garantir um maior grau de objetividade no estabelecimento do objeto e do escopo. Seu principal objetivo é fornecer detalhes mais precisos sobre o estado de uma situação em um determinado momento de um fenômeno que se desenvolve no mercado. Portanto, nos dá a oportunidade de estabelecer as primeiras hipóteses que devem ser confirmadas ou refutadas em estudos mais sofisticados.
Pesquisa causal ou preditiva. Esta classe de projetos exige um desenho minucioso de todas as etapas de execução, pois, como o próprio nome indica, busca identificar com maior clareza as causas que originam determinado comportamento entre as pessoas que consomem. Conhecer essas diretrizes pode controlar algumas variáveis para obter os resultados desejados.
Pesquisa estratégica. É talvez o tipo de estudo mais caro e com maior grau de objetividade exigido, pois demanda grande quantidade de recursos. Seu objetivo é obter o mais alto grau de precisão nos resultados para orientar as principais tomadas de decisão. Esse tipo de estudo geralmente envolve metodologia tanto quantitativa quanto qualitativa, além de exigir uma grande quantidade de dados e informações que devem ser validadas sob todos os mecanismos de verificação disponíveis.
Na prática é possível realizar estes tipos de investigação de forma separada, consecutiva ou simultânea. Esta decisão dependerá das necessidades, requisitos e recursos que estão à disposição dos analistas e das necessidades das partes interessadas.
Na Acertiva temos conhecimento e experiência no desenvolvimento deste e de outros tipos de investigações. Colocamos à sua disposição nossos mais de 20 anos de experiência conhecendo os mercados dos países que compõem a região LATAM. Escreva-nos hoje para que possamos entender suas necessidades e contar como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.
Short Link: