Recomendações Para Pesquisar Tópicos De Nicho

O mercado é enorme e bastante variado. O mundo é percebido como maior por um número crescente de pessoas. Por isso, os gostos se diversificaram. Antes, as minorias eram comunidades de muito poucos indivíduos. Agora, segmentos não majoritários podem representar grupos de centenas ou milhares de pessoas. Um caso extremo ocorre em países altamente populosos, como a Índia, onde uma minoria pode ter o tamanho de milhões de pessoas.

Isso pode ser extrapolado para os consumidores. Nos grandes territórios tem havido uma grande diversificação da oferta. Uma explicação possível é que hoje existem pessoas suficientes para que seja rentável produzir serviços e serviços especializados. Como os nichos de mercado aumentaram, esta semana abordamos algumas dicas para abordar estudos desse tipo.

Revisão de documentos. Em geral, temas típicos da maioria ou que já circulam há bastante tempo têm antecedentes abundantes em fontes primárias e secundárias. No entanto, quando lidamos com nichos de mercado pequenos ou recentemente existentes, enfrentamos uma lacuna de dados e informações. Nesses casos, vale a pena descartar esta possibilidade com pesquisas documentais que demonstrem tal hipótese ou reúnam as poucas descobertas já feitas por terceiros.

Entrevistas. Diante de um problema em processo de consolidação, é altamente recomendável conhecer com os integrantes de um nicho suas necessidades e aspirações. Quando tratamos deste tipo de investigação devemos compreender que a qualidade raramente é uma opção e devemos valorizar os poucos informantes que temos disponíveis. Você pode pensar em processos de recrutamento como “bola de neve” e entrevistas aprofundadas para cobrir nossos objetivos.

Estudo comparativo. Haverá situações em que o nicho de mercado a ser explorado possui outros que se assemelham até certo ponto. Dependendo da semelhança, será possível estabelecer modelos ou paralelismos que façam sentido para compreendê-los. Também é possível, neste mundo globalizado, sair das fronteiras do país em busca de exemplos de nichos estrangeiros nos quais possamos recorrer para ter um ponto de partida.

Feedback ativo. Aqueles que participam de uma atividade ou circunstância sabem disso melhor do que ninguém. Os analistas estão em constante processo de aprendizagem e por isso estamos abertos a coletar informações de diversos informantes. Da mesma forma, não é possível ser especialista em todos os temas. Quando não somos versados ​​em um nicho, devemos construir pontes de comunicação com quem conhece para ajustar nossos protocolos em tempo real, se necessário.

Embora fosse desejável que houvesse especialistas de cada segmento, a realidade nos diz que esta é uma condição um tanto distante na América Latina. Com uma abordagem de investigação correta e os meios necessários, é possível realizar quase qualquer estudo de mercado. Também é uma boa prática reconhecer quando um tema de estudo está fora do âmbito devido a boas razões; Na nossa região isso pode ser explicado por questões de acessibilidade aos nichos e segurança nos territórios de interesse.

Na Acertiva temos recebido solicitações de temas muito diversos e minoritários. Nossa equipe de analistas e fornecedores estratégicos está pronta para ouvir seus projetos e assessorá-lo para que você os torne realidade. Nossos mais de vinte anos de conhecimento em Pesquisa de Mercado esperam por você para satisfazer suas aspirações. Escreva-nos hoje para que juntos possamos tornar realidade a sua próxima história de sucesso.



Fotografía de un reloj cucú. Imagen de Aritha en Pixabay. (Español) / Fotografia de um relógio cuco. Imagem de Aritha no Pixabay. (Português) / Photograph of a cuckoo clock. Image by Aritha on Pixabay. (English)